Coronavírus: artesã alagoana ensina como fazer máscara de tecido
Acessório caseiro atua como barreira física e de gotículas, ajudando a reduzir a disseminação do vírus
Foi da combinação do incentivo da amiga-cliente Luly Viana com a vontade de ajudar a população no enfrentamento da Covid-19 que a artesã alagoana Wendy Barros decidiu gravar um vídeo ensinando as pessoas a fazerem sua própria máscara de proteção. O passo a passo mostra, de forma rápida e simples, as etapas e materiais utilizados para a produção do acessório, que atua como barreira física e de gotículas, ajudando a reduzir a disseminação do vírus por indivíduos assintomáticas ou pré-sintomáticas.
“Topei o desafio na mesma hora. Sou artesã, faço parte da Cooperativa dos Artesãos da Barra Nova, e achei uma ótima oportunidade de incentivar nossa comunidade. A máscara é muito fácil de fazer e o melhor é que pode ser reutilizada depois de passar por um processo de higienização. Essa foi a forma que encontrei de ajudar as pessoas diante de um assunto de extrema importância, para que possamos nos proteger, proteger nossos familiares ou até fazer e doar para outras pessoas”, conta Wendy Barros, artesã que integra o programa Alagoas Feita à Mão, coordenado pela Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Turismo de Alagoas (Sedetur/AL).
Recomendado pelo ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, o uso da máscara passou a englobar recentemente toda a população, não mais limitando-se àqueles que apresentem sintomas da doença. Contudo, com a falta de materiais de proteção em todo o mundo, a produção de máscaras caseiras se tornou uma alternativa para o uso do cidadão que não atua na área de saúde e nem está infectado, sendo, inclusive, a opção indicada pelo Ministério da Saúde.
“É muito importante ver a nossa sociedade se unindo neste momento e mostrando consciência coletiva com iniciativas como essa da Wendy. A máscara de proteção é um elemento que precisamos incorporar no nosso dia a dia para o combate ao coronavirus, mas é primordial que a população alagoana continue com as práticas de higiene e, principalmente, atenda à medida de isolamento social, que continua sendo a mais eficaz na prevenção da doença”, ressalta o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rafael Brito.
Junto à nova determinação, a Sociedade Brasileira de Infectologia salienta que a máscara de pano não protege a pessoa que está utilizando o acessório, mas diminui a disseminação do vírus por indivíduos que não apresentam sintomas, funcionando como barreira física.
Confira o passo a passo da máscara de pano:
A máscara ensinada por Wendy é feita de pano e têm tecido duplo, atendendo às recomendações do Ministério da Saúde. Além do pano, a artesão também usou os seguintes materiais: linha, elástico, tecido, agulha, tesoura, uma folha de papel A4 para servir como molde e filtro de café ou papel toalha. Acesse o link e assista o vídeo que ensina o passo a passo de como fazer a máscara de pano.
Veja também
Últimas notícias
Calouro do 76ers viraliza após “toco duplo” em jogo da NBA
Serviços de neurocirurgia são suspensos no Hospital Carvalho Beltrão, em Coruripe
Carro em alta velocidade atropela vítimas em faixa de pedestres, na orla da Ponta verde, em Maceió
Mãe de mulher encontrada em cova rasa relata detalhes sobre a morte da filha
Habitação apresenta balanço anual e marca avanço histórico em Maceió
Iza curte fim de ano com ator da Globo; conheça João Vitor Silva
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
