Ifal e Ufal doam mais de 1,5 mil litros de hipoclorito de sódio a comunidades carentes
rupo também recebe doação de espessante que vai viabilizar a produção de álcool 70% em gel
Um importante composto químico utilizado como desinfetante chegou na casa de mais de mil famílias carentes de Maceió nessa terça-feira, 07. Professores de Química do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) fizeram a distribuição de 1.610 litros de hipoclorito de sódio a 1%, produzido em parceria com a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), no combate à Covid-19.
Receberam a doação famílias da ocupação Dandara, no Benedito Bentes I; da ocupação Tereza de Benguela, na Cidade Universitária; do conjunto Professor Paulo Bandeira e comunidades vizinhas, do Benedito Bentes II. Elas são assistidas pelo Instituto Casa Viva e Associação Professor Paulo Bandeira.
“Os professores Johnnatan Duarte de Freitas e Mikael de Lima Freitas, ambos do Campus Maceió, e Mirelle Márcio Santos Cabral, de Penedo, passaram informações sobre o uso do sanitizante, onde 50 mililitros do mesmo pode ser diluído para 1 litro de água, para ter-se uma solução a 0,05% de cloro ativo, conforme recomendação da Organização Mundial de Saúde. Essa solução pode ser usada para limpeza de superfícies e objetos. Também pode ser usado 100 mililitros diluídos para 1 litro de água para a limpeza dos calçados”, explica o professor de Química Demetrius Morilla, que também vem atuando na parceria.
A solução sanitizante a 1% vem sendo produzida no Instituto de Química e Biotecnologia da Ufal, com a coordenação da professora Valéria Rodrigues, da universidade. A ação conta também com a ajuda da empresa Troia, que vem doando o hipoclorito para a diluição e produção da solução sanitizante a 1%.
Álcool em Gel
A produção de álcool 70% nas versões líquida e em gel também é uma importante ação de combate ao coronavírus, realizada em parceria do Ifal com a Ufal. Recentemente, o grupo recebeu mais insumos com a doação de 50 quilos do espessante Hidroxi-Propil-Metil-Celulose (HPMC). “A doação desses 50 quilos de espessante equivale à produção de cerca de sete mil quilos de álcool gel 70%”, detalha Demetrius.
A doação foi feita pela empresa Suape Aditivos, que fica em Imbiribeira, em Recife, e foi viabilizada pela ajuda do professor Alan John Duarte de Freitas, a administradora comercial Márcia França e os empresários Eduardo Benozatti e Flavio Benozatti.
Com isso, a produção de álcool em gel 70% ganhou significativo aumento essa semana e o material deve ser destinado ao Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HU), e outras instituições.
“A gente destaca a importância da participação de Gilvan Leite, presidente do Sindicato das Industrias de Plásticos e Tintas do Estado de Alagoas, que mobilizou empresas de plásticos para doarem as embalagens inicialmente; e as Usina Caeté, Usina Suamaúma e Santo Antônio, que realizaram doação de álcool para produção de álcool 70%. Esperamos contar com outras empresas de Alagoas para as doações de álcool 96º GL, hipoclorito e embalagens plásticas, para o bem maior que é a população alagoana mediante esse problema de saúde mundial”, finaliza a professora Valéria Rodrigues.
Veja também
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
