Leitos de oncologia pediátrica serão ampliados em Alagoas
As internações das crianças começam nesta quinta-feira

Em resposta à requisição de providências formulada pela Defensoria Pública do Estado (DPE/AL), no começo desta semana, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e a Secretaria de saúde de Maceió (SMS) apresentaram, na data de ontem, solução para o grave problema do déficit do número de leitos para tratamento de câncer de crianças e adolescentes em Alagoas.
Os gestores chegaram a um acordo com a Santa Casa de Misericórdia de Maceió para ampliação em aproximadamente 80% a quantidade de leitos de oncologia pediátrica ofertados aos usuários do SUS.
Na solução apresentada ao defensor Daniel Alcoforado, o Estado autorizou a contratualização de dois novos leitos definitivos na unidade de assistência em oncologia e o município de Maceió autorizou cinco leitos temporários, que ficarão disponíveis durante o período necessário para estabilizar a demanda e evitar a existência de fila para tratamento das crianças.
Com o acréscimo, a unidade de saúde passará a contar com 16 leitos de oncologia pediátrica voltados ao SUS, além dos 11 leitos já existentes no Hospital Veredas.
Em contato com a Defensoria Pública, a Santa Casa informou que já inicia hoje a internação das crianças que aguardavam na fila, garantindo o início ou a continuidade do tratamento.
No início da semana, chegou ao conhecimento da Defensoria que 16 crianças estavam sem tratamento por falta de leitos nos hospitais habilitados para assistência na área de oncologia.
A Defensoria Pública segue acompanhando a situação, com a finalidade de garantir o direito à saúde e à vida das crianças
Veja também
Últimas notícias

Coronel descreve “cenário complexo” em acidente que deixou 17 mortos na BR-423 em Pernambuco

Ônibus bate em barranco e capota no Agreste pernambucano; 17 morreram

Explosões em fiação de poste assustam moradores no Centro de Maragogi

Líderes europeus reiteram apoio à Ucrânia após reunião

Lula lamenta mortos e feridos em acidente de ônibus em Pernambuco

Não ouse falar grosso com o Brasil, porque não vamos aceitar, diz Lula
Vídeos e noticias mais lidas

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca

Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
