Leitos de oncologia pediátrica serão ampliados em Alagoas
As internações das crianças começam nesta quinta-feira

Em resposta à requisição de providências formulada pela Defensoria Pública do Estado (DPE/AL), no começo desta semana, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e a Secretaria de saúde de Maceió (SMS) apresentaram, na data de ontem, solução para o grave problema do déficit do número de leitos para tratamento de câncer de crianças e adolescentes em Alagoas.
Os gestores chegaram a um acordo com a Santa Casa de Misericórdia de Maceió para ampliação em aproximadamente 80% a quantidade de leitos de oncologia pediátrica ofertados aos usuários do SUS.
Na solução apresentada ao defensor Daniel Alcoforado, o Estado autorizou a contratualização de dois novos leitos definitivos na unidade de assistência em oncologia e o município de Maceió autorizou cinco leitos temporários, que ficarão disponíveis durante o período necessário para estabilizar a demanda e evitar a existência de fila para tratamento das crianças.
Com o acréscimo, a unidade de saúde passará a contar com 16 leitos de oncologia pediátrica voltados ao SUS, além dos 11 leitos já existentes no Hospital Veredas.
Em contato com a Defensoria Pública, a Santa Casa informou que já inicia hoje a internação das crianças que aguardavam na fila, garantindo o início ou a continuidade do tratamento.
No início da semana, chegou ao conhecimento da Defensoria que 16 crianças estavam sem tratamento por falta de leitos nos hospitais habilitados para assistência na área de oncologia.
A Defensoria Pública segue acompanhando a situação, com a finalidade de garantir o direito à saúde e à vida das crianças
Veja também
Últimas notícias

Discussão após colisão entre carro e moto é flagrada próximo à rodoviária de Arapiraca

Defesa Civil alerta para chuvas intensas em Penedo e Baixo São Francisco

Sob forte comoção, bebê que morreu no HRA é velado em Arapiraca e pai desabafa: 'indignação'

Poste pega fogo na Avenida Muniz Falcão em Palmeira dos Índios

Pacientes relatam falta de leitos e infiltrações no Hospital Regional de Arapiraca

PM e PC apreendem arsenal e prendem dupla suspeita em Ibateguara
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
