Isenção Enem 2020: foto é obrigatória para concluir processo de solicitação
Pedido deve ser feito até o dia 17 de abril na Página do Participante.
Estudantes que têm direito à isenção da taxa de inscrição do Enem 2020 e, também, aqueles que vão justificar ausência na edição passada para solicitar novamente o benefício devem ficar atentos! A partir desse ano é obrigatório anexar uma foto para concluir esses processos de solicitação. O recurso foi inserido no sistema em 2019, sendo de uso opcional pelos participantes, no entanto, agora passou a ser obrigatório.
A fotografia deve mostrar o rosto do participante com uma boa iluminação e foco. É importante se ater também aos formatos dos arquivos aceitos: JPEG e PNG, com tamanho máximo de 2 megabytes (MB). Imagens em formato PDF não são permitidas. De acordo com o Inep, a foto é para facilitar o processo de identificação dos candidatos e ampliar a segurança.
Como deve ser a foto para o Enem 2020?
O participante deve anexar foto atual, nítida, individual, colorida, com fundo branco, que enquadre desde a cabeça até os ombros, de rosto inteiro, sem o uso de óculos escuros e artigos de chapelaria (boné, chapéu, viseira, gorro ou similares). Só assim o processo será concluído com sucesso.
Quem pode se isentar de pagar o boleto do Enem 2020? Nesta edição, o boleto do Enem 2020 tem um custo de R$ 85, no entanto, alguns participantes podem solicitar a gratuidade da taxa. O pedido deve ser feito até o dia 17 de abril na Página do Participante. Conheça, abaixo, os perfis de quem pode pedir a isenção:
· quem cursa a última série do ensino médio em 2020 em escola da rede pública;
· quem tiver cursado todo o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral na rede privada, além de ter renda, por pessoa, igual ou menor que um salário mínimo e meio;
· quem estiver em situação de vulnerabilidade socioeconômica por ser membro de família de baixa renda, devendo informar o Número de Identificação Social (NIS), único e válido, além de ter renda familiar por pessoa de até meio salário mínimo ou renda familiar mensal de até três salários mínimos.
Para que serve a justificativa de ausência?
A justificativa de ausência deve ser feita pelos participantes que conseguiram a isenção no Enem em 2019 e não compareceram aos dois dias de provas, mas desejam obter o benefício para fazer o exame em 2020. Quem pagou pelo Enem 2019 e não compareceu para fazer as provas não precisa fazer essa justificativa.
Veja também
Últimas notícias
Feriadão da Consciência Negra: Hemoal com escala especial para doação de sangue
Alagoas adere ao PROPAG para renegociar dívidas e reestruturar finanças estaduais
Vídeo vazado com depoimento da filha do médico morto em Arapiraca será alvo de investigação
Governo de Alagoas cria comissão organizadora para concurso público da Uneal
Governo Lula espera reverter derrota no PL Antifacção com apoio de senadores da base
Programa Desenvolve Arapiraca acontece bairro Planalto nesta sexta (28)
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
