Profissionais confeccionam máscaras para usuários dos Caps
Serviço disponibiliza materiais e orientações aos pacientes
Um atendimento humanizado e mais próximo do usuário já é característica conhecida dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) de Maceió. Responsável por atender pacientes com transtornos mentais, ofertar tratamento adequado e reinseri-los na sociedade por meio de atividades, o serviço também está trabalhando para que os usuários estejam informados, seguros e se protejam durante a pandemia do coronavírus.
E foi justamente com o intuito de garantir a segurança destes pacientes, que o Núcleo de Cultura e Reabilitação Psicossocial passou a produzir máscaras de tecidos para os usuários utilizarem quando for necessário sair de casa.
“A ideia foi nossa, ao observarmos que este é um momento que todo mundo tem que se prevenir. A gente tinha tecido suficiente para fazer essas máscaras, então resolvemos produzi-las. Elas têm a durabilidade das outras máscaras simples, para usar por duas horas e depois é necessário trocar”, conta Sônia Lubiana, coordenadora do núcleo.
As máscaras são distribuídas aos usuários dos Caps e população em situação de rua, conforme a necessidade dos pacientes.
A ação ajuda ainda a orientar os usuários sobre os cuidados necessários e a importância de seguir as recomendações dos órgãos de saúde. “O isolamento é muito importante neste momento e a gente não tá deixando de assistir esse paciente que está em casa. A gente faz videoconferência, está sempre ligando para eles, explicando o porquê do isolamento e o que é a Covid-19. Além disso, todas as vezes que eles vão a um serviço, a gente disponibiliza máscaras para que eles tenham a proteção”, destaca Sônia.
O Núcleo de Cultura e Reabilitação Psicossocial é uma das estratégias da Gerência de Atenção Psicossocial da SMS para levar mais integração aos usuários e reinserção social. Com a suspensão temporária de algumas atividades em grupo, o planejamento e ações têm acontecido de forma adaptadas.
“Com a pandemia, não estamos tendo esse contato presencial, então usamos estratégias, como a realização de videoconferências, tendo como objetivo saber como estão sendo desenvolvidas as ações pelos Caps, orientar e passar informações necessárias para o bom andamento do nosso trabalho”, explica a gerente Izolda Dias.
Veja também
Últimas notícias
Colisão entre carro e moto deixa duas pessoas gravemente feridas no Trapiche em Maceió
Polícia Civil de Alagoas manifesta pesar por mortes de policiais em operação no Rio de Janeiro
Delegado é baleado e luta pela vida após operação no Complexo da Penha
Homens armados invadem supermercado durante operação policial no Rio de Janeiro
BPTran recupera 10 motocicletas com queixa de roubo e adulteração durante operação em Pilar
Policial é baleado por tiro de fuzil durante operação no Complexo do Alemão no Rio de Janeiro
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
