Samu registra queda no número de trotes no 1°trimestre
Serviço registrou 19.776 ligações a menos do que as registradas no mesmo período de 2019
Além de reduzir o número de trotes pelo quinto ano consecutivo, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em Alagoas iniciou o ano de 2020 com ótimos resultados. Somente no primeiro trimestre deste ano, as ligações indevidas caíram 37,39%, em comparação com os três primeiros meses do ano passado.
Nos três primeiros meses de 2019, o Samu Alagoas recebeu 129.765 ligações, sendo 52.886 trotes, o que representa 40,75%. De janeiro a março de 2020, o serviço recebeu 104.114 chamados, sendo 33.110 ligações falsas, que significa 31,80%. Números que apontam uma redução 19.776 trotes (37,39%).
Para a Josileide Costa, supervisora geral do Samu Alagoas, essa diminuição traz ainda mais agilidade e eficiência durante a regulação médica das ligações que chegam no 192.“Com essa redução, o serviço se torna mais ágil, fazendo a regulação das chamadas em um menor tempo possível, chegando mais rápido na ocorrência. A redução dos trotes é uma consequência dos nossos projetos de conscientização, como o Samu nas Escolas, que leva conhecimento às crianças, jovens e adultos, ressaltando os prejuízos que as ligações indevidas causam”, salientou.
Além do Samu nas Escolas, que é um projeto de extensão realizado em parceria com a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), o Conheça o Samu, também é executado com o objetivo de reduzir o número de trotes. Por meio dele, uma equipe do Samu leva diversos serviços de saúde para as comunidades, mostrando como o serviço funciona, desde a ligação, até o socorro à vítima e o seu encaminhamento a uma unidade de saúde.
Ligações para o 192 – Quando uma ligação entra para o sistema 192 do Samu Alagoas, o solicitante irá falar primeiro com um técnico auxiliar de regulação médica (Tarm). É esse o profissional que fará o preenchimento inicial da ficha com informações básicas da ocorrência, como nome e idade do paciente, local e o tipo da ocorrência.
Em seguida, com essas informações básicas, o técnico passa a ligação para o médico regulador, que irá avaliar a situação e definir qual tipo de viatura será enviada para realizar o atendimento.Os Tarms também fazem uma filtragem das chamadas, evitando com que um trote chegue até um médico regulador.
Últimas notícias
MPAL recebe delegadas de Proteção à Criança e ao Adolescente e apoia reestruturação de delegacia
Atalaia se prepara para uma noite de encanto, luz e emoção no dia 30 de novembro
Motta pressiona, mas PT e PL veem ser necessário adiar o PL Antifacção
Ação + Centro Novo leva dezenas de serviços gratuitos e atendimentos itinerantes à Praça Bom Conselho nesta terça (18)
Estudante de 17 anos morre após passar mal durante atividade física em escola de Palmeira dos Índios
Hackathon para mulheres abre inscrições para soluções de impacto em AL
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
