Samu registra queda no número de trotes no 1°trimestre
Serviço registrou 19.776 ligações a menos do que as registradas no mesmo período de 2019

Além de reduzir o número de trotes pelo quinto ano consecutivo, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em Alagoas iniciou o ano de 2020 com ótimos resultados. Somente no primeiro trimestre deste ano, as ligações indevidas caíram 37,39%, em comparação com os três primeiros meses do ano passado.
Nos três primeiros meses de 2019, o Samu Alagoas recebeu 129.765 ligações, sendo 52.886 trotes, o que representa 40,75%. De janeiro a março de 2020, o serviço recebeu 104.114 chamados, sendo 33.110 ligações falsas, que significa 31,80%. Números que apontam uma redução 19.776 trotes (37,39%).
Para a Josileide Costa, supervisora geral do Samu Alagoas, essa diminuição traz ainda mais agilidade e eficiência durante a regulação médica das ligações que chegam no 192.“Com essa redução, o serviço se torna mais ágil, fazendo a regulação das chamadas em um menor tempo possível, chegando mais rápido na ocorrência. A redução dos trotes é uma consequência dos nossos projetos de conscientização, como o Samu nas Escolas, que leva conhecimento às crianças, jovens e adultos, ressaltando os prejuízos que as ligações indevidas causam”, salientou.
Além do Samu nas Escolas, que é um projeto de extensão realizado em parceria com a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), o Conheça o Samu, também é executado com o objetivo de reduzir o número de trotes. Por meio dele, uma equipe do Samu leva diversos serviços de saúde para as comunidades, mostrando como o serviço funciona, desde a ligação, até o socorro à vítima e o seu encaminhamento a uma unidade de saúde.
Ligações para o 192 – Quando uma ligação entra para o sistema 192 do Samu Alagoas, o solicitante irá falar primeiro com um técnico auxiliar de regulação médica (Tarm). É esse o profissional que fará o preenchimento inicial da ficha com informações básicas da ocorrência, como nome e idade do paciente, local e o tipo da ocorrência.
Em seguida, com essas informações básicas, o técnico passa a ligação para o médico regulador, que irá avaliar a situação e definir qual tipo de viatura será enviada para realizar o atendimento.Os Tarms também fazem uma filtragem das chamadas, evitando com que um trote chegue até um médico regulador.
Últimas notícias

Reitor da Ufal alega colapso financeiro das universidades federais em Alagoas

Arapiraca: Idoso desaparece de residencial onde mora e família pede ajuda para localizá-lo

Prefeito Luciano Barbosa entrega ginásio e reforma de escola nos bairros Planalto e Bom Sucesso

Sindilojas Arapiraca alerta: uso de atestado médico falso pode gerar demissão por justa causa e prejuízos às empresas

Reprodução simulada do caso Ana Firmino será realizada nesta quinta-feira (15), em Maravilha

Prefeitura de Palmeira divulga programação do São João do Povo 2025
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
