Samu registra queda no número de trotes no 1°trimestre
Serviço registrou 19.776 ligações a menos do que as registradas no mesmo período de 2019
Além de reduzir o número de trotes pelo quinto ano consecutivo, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em Alagoas iniciou o ano de 2020 com ótimos resultados. Somente no primeiro trimestre deste ano, as ligações indevidas caíram 37,39%, em comparação com os três primeiros meses do ano passado.
Nos três primeiros meses de 2019, o Samu Alagoas recebeu 129.765 ligações, sendo 52.886 trotes, o que representa 40,75%. De janeiro a março de 2020, o serviço recebeu 104.114 chamados, sendo 33.110 ligações falsas, que significa 31,80%. Números que apontam uma redução 19.776 trotes (37,39%).
Para a Josileide Costa, supervisora geral do Samu Alagoas, essa diminuição traz ainda mais agilidade e eficiência durante a regulação médica das ligações que chegam no 192.“Com essa redução, o serviço se torna mais ágil, fazendo a regulação das chamadas em um menor tempo possível, chegando mais rápido na ocorrência. A redução dos trotes é uma consequência dos nossos projetos de conscientização, como o Samu nas Escolas, que leva conhecimento às crianças, jovens e adultos, ressaltando os prejuízos que as ligações indevidas causam”, salientou.
Além do Samu nas Escolas, que é um projeto de extensão realizado em parceria com a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), o Conheça o Samu, também é executado com o objetivo de reduzir o número de trotes. Por meio dele, uma equipe do Samu leva diversos serviços de saúde para as comunidades, mostrando como o serviço funciona, desde a ligação, até o socorro à vítima e o seu encaminhamento a uma unidade de saúde.
Ligações para o 192 – Quando uma ligação entra para o sistema 192 do Samu Alagoas, o solicitante irá falar primeiro com um técnico auxiliar de regulação médica (Tarm). É esse o profissional que fará o preenchimento inicial da ficha com informações básicas da ocorrência, como nome e idade do paciente, local e o tipo da ocorrência.
Em seguida, com essas informações básicas, o técnico passa a ligação para o médico regulador, que irá avaliar a situação e definir qual tipo de viatura será enviada para realizar o atendimento.Os Tarms também fazem uma filtragem das chamadas, evitando com que um trote chegue até um médico regulador.