Médicos alertam que relaxar isolamento pode provocar aumento exponencial da Covid-19
Sem isolamento de 70% da população, sistema de saúde colapsará em Alagoas, afirma oncologista Marcos Davi

O presidente da Sociedade de Medicina de Alagoas, Fernando Gomes, e o oncologista Marcos Davi alertam que se a população negligenciar o isolamento social em Alagoas, o número de casos de Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, vai crescer exponencialmente e provocar o colapso do sistema hospitalar. Para os médicos, o distanciamento permanece como a única e a mais eficaz estratégia para barrar o avanço da doença.
“Se houver relaxamento para menos de 70% da população, teremos colapso no sistema de saúde rapidamente, uma terrível calamidade pública”, alertou o médico Marcos Davi.
Com 72 casos confirmados da doença, 281 em investigação e quatro óbitos até a tarde desta quarta-feira (15), Alagoas precisa manter um isolamento social rigoroso, acima de 70% da população, aponta o médico. Para Marcos Davi, não existe margem, neste momento, para o relaxamento. “O isolamento social rigoroso é, não só a melhor, como a única estratégia coletiva que existe”, ressalta.
O presidente da Sociedade de Medicina de Alagoas, Fernando Gomes, recorda que o distanciamento social diminui a possibilidade do aumento do contágio. Ele acredita que, com as informações epidemiológicas disponíveis atualmente, ainda não há segurança para a saída do isolamento. “Se isso acontecer, poderemos, nessas próximas duas semanas, observar o aumento exponencial (dos casos)”, alertou Fernando Gomes.
O médico Marcos Davi vai além. Ele afirma que o Governo do Estado deve se manter totalmente alinhado às políticas públicas preconizadas pelas autoridades sanitárias mundiais, sobretudo pela OMS (Organização Mundial da Saúde), mesmo que o Ministério da Saúde mude de posição meramente por questões políticas.
Veja também
Últimas notícias

Polícia Militar amplia atuação do Programa Na base do Sossego no Litoral Sul de Alagoas

Incêndio em igreja em Arapiraca mobiliza equipes do Corpo de Bombeiros

Secretaria de Estado da Educação abre inscrições para curso gratuito de Libras

Câmeras flagram motorista por app comprando gasolina para forjar golpe do seguro

Avião da Azul que partiu de SP para Maceió faz pouso de emergência em Brasília

Lula ironiza Bolsonaro e sugere que ele transfira título de eleitor para os EUA
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
