IPTU: crédito será automático para quem pagou antes de decreto
Ampliação do desconto é umas medidas da Prefeitura diante da pandemia de covid-19
A Prefeitura de Maceió, conforme Decreto 8.867 de 07 de abril, ampliou o desconto para pagamento da Cota Única do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2020. Agora, o contribuinte que optar pela cota única e efetuar o pagamento até 20 de abril tem 30% de desconto, quem pagar até 20 de maio passa a ter 20% e quem efetuar o pagamento até 30 de junho mantém o tradicional desconto de 10%. Mas quem já efetuou o pagamento antes da publicação do decreto terá crédito automático para 2021, sem ser necessário entrar com qualquer tipo de processo.
“Não adianta o contribuinte entrar com processo solicitando o reembolso ou o crédito. A Secretaria Municipal de Economia (Semec) após o prazo da Cota Única, 30 de junho, fará apuração e divulgará no mês de julho a relação com o número da inscrição imobiliária e respectivo crédito apurado. Caso o contribuinte encontre alguma divergência, terá até o dia 31 de agosto para solicitar o ajuste ou correção. Após este prazo, o órgão divulgará uma nova lista definitiva dos créditos. Vale dizer que todo crédito será aplicado no IPTU 2021 ”, explicou Lúcio Calheiros, diretor de Relacionamento com o Contribuinte da Semec.
Ainda segundo Calheiros, ficou assegurado o crédito referente ao maior desconto aos contribuintes que antes da vigência do Decreto efetuaram o pagamento da Cota Única com 10%. Ou seja, quem já fez o pagamento integral do IPTU 2020 fica com o percentual de 20% de crédito do valor para ser compensado, automaticamente, no exercício de 2021. Caso já tenha optado pelo parcelamento e efetuado o pagamento de alguma parcela, mas mesmo assim quer aproveitar os 30% de desconto, poderá emitir a nova guia. O contribuinte paga esta nova guia e os valores das parcelas pagas entram como compensação também no exercício de 2021.
O desconto ampliado é exclusivo para emissão das guias pela internet e para quem optar pela cota única. Por questão de segurança recomenda-se que sempre acesse o site oficial da Prefeitura de Maceió www.maceio.al.gov.br para emitir a guia. Basta clicar no menu IPTU 2020 na página principal, digitar a inscrição imobiliária e imprimir o boleto com o novo desconto.
A ampliação dos descontos é uma das medidas adotadas pela Prefeitura de Maceio diante a pandemia de covid-19.
Mais informações podem ser obtidas pelo 3312-5060, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.
Veja também
Últimas notícias
Moraes nega mudança de horário de fisioterapia de Bolsonaro
Moraes autoriza cirurgia de Bolsonaro após laudo médico da PF
Acesso asfáltico ao Distrito de Coité das Pinhas é autorizado e garante mais mobilidade e desenvolvimento
Paulo Dantas destaca saúde na entrega do Hospital Regional em Palmeira dos Índios
Obras marcam 39 anos de Teotônio e reforçam parceria entre Peu Pereira e Arthur Lira
Suzane von Richthofen curte litoral de São Paulo e web reage
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
