Pessoas idosas de projeto da Uneal dão exemplo em tempos de distanciamento social
Programa 3ª Idade na Universidade é coordenado pela professora Sara Cerqueira do Campus III da Universidade Estadual de Alagoas, em Palmeira dos Índios
“A vida é muito curta para todos nós”. A frase é da dona Sônia Rodrigues, de 72 anos, uma das participantes do Programa 3ª Idade na Universidade, coordenado pela professora Sara Cerqueira do Campus III da Universidade Estadual de Alagoas, em Palmeira dos Índios. Desde o início do período de isolamento social, a partir da publicação do decreto estadual, em 21 de março, o contato da turma é feito de forma virtual, por meio de aplicativos de troca de mensagens e redes sociais.
A coordenadora do projeto solicitou que os idosos compartilhassem suas novas rotinas diante do novo cenário. “O objetivo é socializar depoimentos de como pessoas idosas têm aproveitado o tempo visando ajudar a outras pessoas a terem serenidade, criatividade e bom senso nessa nova realidade de rotina do "ficar em casa”, explica a docente que enfatiza que o contato virtual tem sido frequente e enriquecedor com as trocas de dicas e orientações.
No perfil @projeto3idadeuneal, na rede social Instagram, diversos conteúdos estão sendo compartilhados, inclusive os depoimentos resumidos das participantes. Em um das postagens, elas enviaram fotos utilizando máscaras caseiras, uma das medidas de prevenção recomendadas pelo Ministério da Saúde contra a Covid-19, o novo coronavírus, além de imagens fazendo exercícios, costurando, lendo, entre outras atividades.
Aos 92 anos, Grináuria Machado, mostra que a idade não é empecilho para dias de trabalho e tranquilidade. Em vídeo enviado à coordenação , e disponível no perfil virtual do Programa, ela aparece concentrada, cortando tecidos para costura.
Assim como Dona Grináuria, outras participantes comprovam que é possível passar por um período histórico difícil com cuidado, fé, sendo ativas e sem perder o contato com os amigos. Um verdadeiro exemplo para as gerações mais jovens.
Programa 3ª Idade na Universidade
O Programa 3ª Idade na Universidade é um sucesso, desde a sua criação, em 2018. A primeira turma teve 132 inscritos e a turma de 2019, 170. Em virtude da pandemia, o processo seletivo para a turma 2020 foi suspenso temporariamente, mas a coordenação está mantendo o contato e o suporte aos membros, todos da cidade de Palmeira dos Índios, da turma de 2019.
Através dele, são promovidas ações que permitam aos idosos, todos os selecionados têm idade acima de 60 anos, o direito de se integrar à Universidade, participando ativamente das atividades acadêmicas de acordo com seu ritmo de vida e interesses
pessoais e sociais.
Veja também
Últimas notícias
Excelência marca nova conquista da Guarda Civil Municipal de Maragogi
MPAL reforça preservação da Caatinga durante evento no Sertão de Alagoas
HIV: dois novos casos de cura são anunciados; total chega a 13
Hemoal tem apenas 25% do percentual mínimo de sangue necessário
Polícia apreende drogas, armas e recupera veículos após confronto em Maceió
Pré-campanha de Arthur Lira lidera adesões e ganha força rumo ao Senado
Vídeos e noticias mais lidas
MP sugere caminhões frigoríficos para armazenar corpos de vítimas da Covid-19
Nova lei reorganiza efetivo da PM de Alagoas; entenda o que muda
Governo de Alagoas entrega restauração da rodovia AL-105 em julho
PM da Rotam é encontrado morto em apartamento na Pajuçara, em Maceió
