Nordeste quer usar médico brasileiro formado no exterior mesmo sem Revalida
Eles sugerem que seja criada a "Brigada Emergencial de Saúde no Nordeste"
Os nove governadores do Nordeste pediram ao governo federal autorização para que médicos brasileiros formados no exterior, mesmo sem diplomas revalidados aqui (o chamado Revalida), atuem durante a pandemia de covid-19 na região. Eles sugerem que seja criada a "Brigada Emergencial de Saúde no Nordeste".
Eles destacam que o Nordeste, com 1,5 médico por mil habitantes em 2018, abaixo dos 2,2 médicos por mil vistos na média nacional, tem carência de profissionais.
"Precisamos muito dessa mão de obra. São 15 mil profissionais brasileiros já formados, que estudaram, e nessa escassez que temos, e vamos ter ainda mais nos próximos dias, será um reforço importantíssimo", afirmou o governador da Bahia Rui Costa (PT), presidente do Consórcio Nordeste.
Na região, dois estados preocupam mais: Ceará e Pernambuco, que têm números crescentes de casos de covid-19 e estão na lista dos cinco com maior número de casos no país.
A sugestão de chamar os médicos foi do comitê científico criado pelo consórcio para auxiliar na decisão dos governadores. O grupo é composto por cientistas de todos os estados da região e coordenado pelos pesquisadores Miguel Nicolelis e Sérgio Rezende.
Em boletim divulgado no fim da noite de ontem, os cientistas afirmam que a região deve enfrentar colapso por falta de profissionais.
"É preciso criar com urgência uma Brigada Emergencial de Saúde no Nordeste ampliando o contingente de médicos e demais profissionais de saúde no atendimento à população. Esta iniciativa deve servir para levar médicos aos municípios atingidos pela pandemia e a todos os serviços de saúde mobilizados para este enfrentamento", alega o comitê.
O comitê defende que o uso desses médicos sem diploma revalidado no Brasil seja feito com acompanhamento das universidades locais, responsáveis pela "adaptação formativa, com complementação curricular, na modalidade ensino-serviço, que assegure um processo rígido de avaliação ao longo do tempo".
Esse processo permitiria, ao fim, "a validação dos diplomas daqueles que vierem a ser aprovados".
Diante do avanço da epidemia, os cientistas ainda sugerem que os governadores ampliem medidas de restrição de mobilidade, "devendo-se proibir, em todo os Estados do Nordeste, o tráfego intermunicipal e interestadual, garantindo, porém, a segurança dos profissionais de serviços essenciais, com destaque para o transporte de alimentos e materiais de saúde.".
Veja também
Últimas notícias
Colisão entre carro e moto deixa duas pessoas gravemente feridas no Trapiche em Maceió
Polícia Civil de Alagoas manifesta pesar por mortes de policiais em operação no Rio de Janeiro
Delegado é baleado e luta pela vida após operação no Complexo da Penha
Homens armados invadem supermercado durante operação policial no Rio de Janeiro
BPTran recupera 10 motocicletas com queixa de roubo e adulteração durante operação em Pilar
Policial é baleado por tiro de fuzil durante operação no Complexo do Alemão no Rio de Janeiro
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
