Sesau reforça investimento na aquisição de equipamentos de proteção individual
Máscaras, aventais, óculos de proteção e álcool em gel, entre outros

A segurança e os cuidados com quem atua na linha de frente na guerra contra o novo coronavírus estão entre as prioridades executadas pelo Governo do Alagoas no enfrentamento à pandemia. Desde o início das medidas de combate à Covid-19, em 18 de março, até o final da última semana, os investimentos em equipamentos de proteção individual (EPIs) para profissionais de saúde e de serviços essenciais totalizaram o valor de R$ 860.737,66 – mais de oitocentos mil reais.
“Desde o início da pandemia na China, nós passamos a idealizar e a estruturar processos emergenciais e licitatórios com vistas à aquisição de EPIs para os nossos profissionais de saúde. Isso fez com que Alagoas saísse na frente e fizesse um estoque desses equipamentos”, explica o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres.
A relação da aquisição de EPIs contemplou a compra de 357.900 máscaras descartáveis, 58.746 máscaras PFF2 (ou N95), 116 mil toucas, 1.276 frascos de álcool em gel (500ml), 11.887 frascos de álcool líquido a 70% (1.000ml) e mais de 1 milhão luvas, além de aventais (42.990), macacão (935), sapatilhas (78.600) e óculos de proteção individual (2.536).
Todo o material vem sendo destinado para hospitais da rede pública de saúde, como o Hospital da Mulher (que passou a funcionar como unidade exclusiva de atendimento a pacientes com Covid-19) e o Hospital Escola Helvio Auto, entre outros.
Ambulatórios, maternidades, unidades de pronto atendimento (UPAs), unidades básicas de saúde (UBS) e demais equipamentos contratualizados pelo Estado, situados na capital e no interior de Alagoas, também recebem os itens de proteção e segurança. “Estamos distribuindo semanalmente esses materiais para as unidades de saúde”, esclareceu o secretário.
Além disso, parte dos EPIs também está sendo enviada para utilização em instituições e entidades que atuam com serviços essenciais no combate ao novo coronavírus, como a Universidade Estadual de Ciências da Saúde (Uncisal), Secretaria de Estado de Ressocialização e Inclusão Social (Seris), Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP/AL), Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e nas operações e barreiras de controle nas divisas do estado, entre outras.
O Governo de Alagoas determinou que, a partir de agora, os diretores das unidades solicitem a assinatura do servidor no momento do recebimento dos EPIs. “A exigência visa evitar fake news e discussões secundárias no momento em que a prioridade é a proteção do nosso profissional de saúde e, consequentemente, a realização do seu trabalho em defesa da saúde dos alagoanos”, reforçou Alexandre Ayres.
Veja também
Últimas notícias

Homem é executado a tiros enquanto trafegava de moto em Canapi

3º BPM Intensifica ações e apreende 12 armas de Fogo em duas semanas
Prefeito Carlos anuncia exoneração de Gilberto Gonçalves da Prefeitura de Rio Largo

PSS 2024: Seduc convoca mais de 200 profissionais de apoio da Educação Especial

Jovem de 18 anos morre após sofrer mal súbito em academia de Cajueiro

Renan Calheiros se pronuncia sobre suposto golpe político em Rio Largo
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
