Bolsonaro nomeia advogado como ministro da Justiça e um amigo na PF
Bolsonaro está sendo investigado por um juiz do Supremo Tribunal Federal
O presidente Jair Bolsonaro nomeou nesta terça-feira (28) um advogado de perfil moderado, André Mendonça, como novo ministro da Justiça, e um amigo de sua família, Alexandre Ramagem, à frente da Polícia Federal (PF), que investigará denúncias contra ele.
Bolsonaro está sendo investigado por um juiz do Supremo Tribunal Federal (STF), depois que o ex-ministro da Justiça, Sérgio Moro, denunciou que o presidente tenta interferir politicamente nas investigações da PF.
Atual chefe da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN), Ramagem é agente da PF desde 2005. Aproximou-se de Bolsonaro em 2018, como chefe da equipe de segurança do então candidato, depois que este foi apunhalado durante um ato de campanha.
Tornou-se então assessor de confiança na Secretaria do Governo e, em meados de 2019, foi designado chefe de Inteligência.
De acordo com a imprensa brasileira, Ramagem é amigo de Carlos Bolsonaro, filho do presidente, que comandou a campanha do pai nas redes sociais e exerce até hoje uma enorme influência no governo.
Ao ser questionado por um internauta sobre a indicação de alguém tão próximo de seu círculo familiar para o cargo de chefe da PF, Bolsonaro retrucou no domingo passado: "O que? Conheço Ramagem desde antes de conhecer meus filhos. Por isso deve ser vetado? Devo escolher o amigo de quem?".
A demissão do antigo chefe da PF, Mauricio Valeixo, provocou a renúncia de Sergio Moro do Ministério da Justiça, ao qual a PF é subordinada.
Moro era o ministro mais popular do gabinete, identificado com a luta anticorrupção por seu papel como juiz principal na Operação Lava Jato entre 2014 e 2018.
Em seu lugar, Bolsonaro nomeou o advogado André Mendonça que, além de ter uma sólida carreira como jurista e advogado do Estado, é pastor auxiliar em uma igreja presbiteriana de perfil moderado, dentro do universo de igrejas evangélicas.
"Meu compromisso é continuar desenvolvendo o trabalho técnico que marcou minha vida", tuitou Mendonça, após ser confirmado no cargo.
Entre as investigações em andamento que preocupam Bolsonaro, ainda segundo a imprensa local, está uma aberta em março de 2019, que investiga campanhas de notícias falsas ("fake news") para ameaçar, ou caluniar, juízes do Supremo que contrariaram projetos do presidente.
Veja também
Últimas notícias
Banda da Polícia Militar de Alagoas anuncia estreia do projeto “Caravana Musical” em Maragogi
Criminosos usando fardas de gari executam homem dentro de depósito em Maceió
Governo de AL concede desconto na renovação de outorga dos transportes complementares
Operação em Quebrangulo desarticula ponto de tráfico e prende foragidos por homicídio
Moradoras de Delmiro Gouveia estão entre mortos em acidente com ônibus em MG
Mototaxistas e motofretistas economizam R$ 530 em taxas do Detran/AL em 2026
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
