Medidas adotadas pela SMTT auxiliam no combate à Covid-19
Ações preventivas envolvem higienização e desinfecção de ônibus, fiscalizações e atendimentos remotos à população

A Prefeitura de Maceió, por meio da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), segue adotando medidas para garantir a segurança sanitária dos servidores do órgão e dos passageiros que diariamente utilizam o Sistema Integrado de Mobilidade de Maceió (SIMM). São ações que reforçam o enfrentamento da emergência de saúde pública ocasionada pela pandemia do novo coronavírus.
No que diz respeito ao transporte público, a SMTT determinou que as empresas que compõem o SIMM adquirissem pulverizadores para a esterilização diária dos terminais. O serviço ocorre diariamente, nos períodos da tarde e da noite, horários em que o fluxo de passageiros nos equipamentos públicos é menor. O material desinfetante utilizado pelas concessionárias para a desinfecção dos terminais é usado normalmente nas unidades hospitalares, não causa incômodo à população e é aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Além dos terminais, a Prefeitura de Maceió também determinou a pulverização diária dos coletivos urbanos. A medida chega para reforçar a higienização dos ônibus urbanos, que já vem sendo realizada diariamente, duas vezes por dia, nas garagens das concessionárias que integram o SIMM. Esses equipamentos pulverizadores garantem uma esterilização ainda melhor dos ônibu, pois o material utilizado para a desinfecção dos assentos, barras de apoio, janelas, catracas e piso tem uma durabilidade maior.
“Além da higienização dos coletivos e dos terminais de ônibus, a SMTT determinou ainda o reforço de fiscais nos terminais para melhor orientar a população na hora do embarque nos coletivos. Também foi determinada a implantação de faixas de distanciamento de um metro e meio nas plataformas de embarque, a exemplo das instaladas no terminal do Benedito Bentes, assim como também que fosse feita a distribuição gratuita de álcool em gel e de máscaras para todos os motoristas e cobradores do sistema de transporte. São medidas necessárias, que tem ajudado a salvar vidas”, destacou Antônio Moura, gestor da SMTT.
Portaria suspende e prorroga uso do Cartão Bem Legal Escolar e o Domingo é Meia. Foto: Pei Fon/ Secom Maceió
Ainda como parte das ações de prevenção e combate à propagação do novo coronavírus no transporte público, a SMTT suspendeu e prorrogou, por meio de portarias, o uso do Cartão Bem Legal na modalidade Escolar e o benefício do Domingo é Meia no SIMM. Para a publicação das portarias foi levado em consideração a suspensão das atividades em todas as escolas das redes municipal, estadual e privada, além da paralisação das aulas nas universidades com sede em Maceió, bem como a interrupção de visitas aos parques e o fechamento de shoppings e outros estabelecimentos comerciais da cidade.
Frota de ônibus
Devido aos decretos Municipal e Estadual que determinam o isolamento social durante a pandemia ocasionada pelo novo coronavírus e que permitem apenas o funcionamento dos estabelecimentos que prestam os serviços considerados essenciais à população, a SMTT constatou uma diminuição na quantidade de passageiros utilizando o transporte público.
“Por conta dessa redução de passageiros utilizando o SIMM, a frota dos coletivos urbanos de Maceió passou, desde o dia 23 de março, a operar apenas com 70% da sua capacidade nos dias úteis. Já aos finais de semana, o serviço passou a circular somente com 50% da sua capacidade. A SMTT continuará monitorando a situação do transporte público de Maceió e adotando as medidas necessárias para garantir a manutenção do SIMM, reforçando as principais linhas de ônibus nos horários de pico para melhor atender à população”, reforçou Moura.
Operação Fronteiras
Por meio da Operação Fronteiras, a SMTT tem fiscalizado as vias de acesso à capital alagoana para garantir o cumprimento do decreto estadual que proíbe a circulação dos transportes rodoviário intermunicipal de passageiros, complementar, regular, serviços de receptivos e transporte clandestino durante o período de isolamento social obrigatório ocasionado pela pandemia do novo coronavírus. Desde o início das fiscalizações, no dia 23 de março, o órgão já autuou e removeu 87 veículos que descumpriam o que determina o decreto.
A Operação Fronteiras é uma ação integrada que, além da SMTT, também conta com as participações e apoios das equipes da Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de Alagoas (Arsal), Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), Polícia Rodoviária (BPRV), Polícia Militar (PM/AL) e da Guarda Municipal de Maceió.
Atendimentos à população
Para reduzir os riscos de contágio da covid-19, a Prefeitura de Maceió, por meio de decreto municipal, adotou o regime de teletrabalho em todas as repartições públicas. Durante todo o primeiro mês de atendimento remoto à população, a SMTT já realizou 503 assistências aos maceioenses.
Para esclarecer qualquer dúvida sobre os serviços ofertados pela SMTT durante este período de isolamento social, os maceioenses podem buscar atendimentos online pelo e-mail [email protected] ou pelo Whatsapp (82) 98232-2887, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.
“Os atendimentos via teletrabalho que são realizados pela SMTT são muito rápidos, levando uma média de oito a 10 minutos por pessoa. Temos uma equipe preparada para esclarecer todas as dúvidas dos cidadãos e orientá-los da melhor forma sobre os assuntos pertinentes à Superintendência”, contou o titular da SMTT, Antônio Moura.
Os atendimentos às ocorrências de trânsito na malha viária de Maceió seguem mantidos durante a pandemia do novo coronavírus por se tratar de um serviço considerado essencial aos cidadãos. Nos casos de acidentes de trânsito, o maceioense poderá ligar para o número 3312-5340 e acionar o apoio das equipes da SMTT, através da Central de Monitoramento, operada no Núcleo de Operações Integradas (NOI). O serviço funciona 24 horas, todos os dias da semana.
Outra opção para acionar as equipes da Superintendência em casos de acidentes de trânsito é pelo o aplicativo SMTT Maceió – NOI Cidadão. Pela plataforma tecnológica, que está disponível gratuitamente para quem possui um smartphone com o sistema operacional Android, a população poderá, de forma rápida e prática, solicitar o apoio das equipes do órgão para situações que necessitem de intervenções para garantir a mobilidade urbana nas vias da cidade. Baixe aqui o aplicativo.
Veja também
Últimas notícias

Polícia investiga assassinato de marido de vereadora de Teotônio; ele foi morto com cinco tiros na cabeça

Mãe acusada de negligência tem quatro filhos retirados de seu convívio em Teotônio Vilela

Racismo no futebol cresce, apesar de campanhas, alerta Observatório

Suspeito de homicídio em Igreja Nova é preso pela Polícia Civil em Arapiraca

Paciente psiquiátrico faz ameaças com facas e é contigo pela PM após 3h de negociação, em Arapiraca

MEC divulga resultado da primeira chamada do Pé-de-Meia Licenciaturas
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
