'O governo tem direito de escolher com quem dialoga', diz Rodrigo Maia
Presidente da Câmara defendeu aproximação de Bolsonaro com o 'Centrão'
Rodrigo Maia, presidente da Câmara dos Deputados, classificou como positiva a iniciativa do governo federal de se aproximar de parlamentares do chamado 'Centrão'. O deputado participou de entrevista coletiva, nesta quarta-feira (29), em Brasília, antes da sessão virtual que vai discutir, entre outras coisas, a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) do 'Orçamento de Guerra'.
"O diálogo é sempre importante. O governo escolhe com quem dialoga. Eu tenho boa relação com todos os líderes de partido e, claro, o governo tem direito de escolher com quem dialoga", disse.
Nas últimas semanas, o presidente Jair Bolsonaro tem se reunido com membros do Congresso Nacional para ampliar a base de sustentação parlamentar. Além de um encontro com partidos do Centrão, semanas atrás, na última quarta-feira (22) ele também conversou com representantes do MDB, no Palácio do Planalto.
Participaram do encontro, o presidente nacional da legenda, o deputado Baleia Rossi, o senador Eduardo Braga e, também, o ministro da Secretaria de Governo, Luiz Eduardo Ramos.
"Orçamento de guerra"
O Plenário da Câmara dos Deputados realiza sessão virtual, hoje, para discutir a chamada PEC do "orçamento de guerra", que retornou do Senado com algumas alterações. De acordo com Maia, a expectativa é votar o texto, no máximo, até segunda-feira (4).
A proposta permite, entre outras coisas, a separação de gastos com medidas de combate à pandemia do novo coronavírus do Orçamento da União. Se aprovada, a PEC deve acelerar processos de compras de insumos de saúde, obras e contratação de pessoal temporário e serviços.
Ajuda aos estados e municípios
O presidente da Câmara ressaltou, também, a situação "dramática" de alguns estados com a queda na arrecadação de ICMS (Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços) por conta das consequências econômicas e sociais da pandemia de covid-19. Ele falou sobre a necessidade de apresentar uma solução o mais rápido possível.
"A gente vai vendo que a situação é dramática. No momento em que é precisa ampliar os gastos com a saúde. A informação que eu tenho é que alguns estados estão fechando abril com queda de 30% a 35% na arrecadação. A projeção é de 45% em maio", comentou.
O projeto de socorro aos estados, após ser aprovado na Câmara sem consenso entre integrantes do governo, está no Senado e a expectativa é que seja aprovado com algumas ,mudanças.
Veja também
Últimas notícias
Óleo na pista deixa trânsito lento e provoca acidentes na Avenida Pierre Chalita
Mulher é esfaqueada durante tentativa de assalto no Centro de Arapiraca
Polícia conclui investigação sobre morte de policiais dentro de viatura no Sertão de AL
Colisão entre caminhão e carro deixa homem ferido no município de Satuba
Líder do Governo, Marcelo Palmeira destaca São João Massayó como motor do turismo, cultura e economia de Maceió
Homem de 68 anos é preso em flagrante por estuprar cachorro no DF
Vídeos e noticias mais lidas
Profissionais de saúde são contratados para substituir doentes por covid-19
Prefeitura anuncia inauguração da avenida Senador Benedito de Lira com Raí Saia Rodada
Após demissão de Moro, Bolsonaro fará declaração às 17h
Fernando Barbosa, fundador do tradicional Bar do Caldinho, morre aos 76 anos em Arapiraca
