Família afirma ter descoberto que idosa morreu por covid-19 no necrotério do HGE
Sesau disse que resultado positivo do exame saiu dois dias após o óbito
Os familiares de uma idosa que morreu no Hospital Geral do Estado (HGE), na noite da última segunda-feira (26), afirmaram que só descobriram que ela estava com o novo coronavírus no necrotério do hospital.
A neta de Maria Luzimar Pereira, que não quis se identificar, disse que recebeu o laudo da morte que apontava óbito por Síndrome Respiratória Aguda e, em seguida, foi conduzida para reconhecer o corpo.
“Tinha uns seis corpos lá e começaram a procurar o dela. Quando encontraram e uma mulher ia abrir o saco, um homem gritou ‘não pode abrir, foi covid-19’. Não abriram mais”, contou.
Ela disse que foi apenas nesse momento que a doença foi citada como causa da morte. A neta contou que Maria Luzimar, que tinha 78 anos, estava internada desde a quinta-feira (23), quando deu entrada sem conseguir respirar.
“Eu passei três dias na frente do hospital, até embaixo de chuva, para receber os boletins médicos. Em um deles, disseram que o covid-19 havia sido descartado e que ela seria isolada para não pegar”, relatou.
Por não ter recebido documento ou escutado de algum médico sobre a suspeita da doença, a família questiona a possiblidade. Além disso, a neta de Maria Luzimar diz que não sabe se realmente enterrou o corpo da avó.
“Ninguém a viu depois da morte. O corpo estava dentro de quatros sacos e tinha o nome dela, mas não vi o rosto. Não sei quem enterramos, se era realmente o corpo dela”, disse.
Ao 7Segundos, o Hospital Gerado do Estado (HGE) afirmou que o exame PCR chegou ao hospital na tarde da terça-feira (28) e foi positivo para covid-19. Também explicou que, mesmo sem exame, todo paciente que vem a óbito por Síndrome Respiratória Aguda tem a tratativa do corpo semelhante ao paciente confirmado.
Confira nota na íntegra:
NOTA DE ESCLARECIMENTO.
Maria Luzimar Gomes Pereira
O Hospital Geral do Estado (HGE) esclarece que a declaração de óbito da usuária Maria Luzimar Gomes Pereira, de 78 anos, falecida no último dia 26/04, às 18h40, tem Síndrome Respiratória Aguda Grave como causa da morte, onde uma das suspeitas pode ser pela Covid-19.
A paciente, hipertensa e diabética, deu entrada com pneumonia avançada e, seguindo o Protocolo do Ministério da Saúde (MS), a unidade hospitalar fez a suspeita da doença, coletando material biológico para a realização do exame PCR, cujo resultado chegou ao HGE na tarde de ontem (28) e foi positivo para a Covid-19.
O HGE explica que, mesmo sem a confirmação de que a morte é pelo novo coronavírus, todo paciente que vem a óbito por Síndrome Respiratória Aguda tem a tratativa do corpo semelhante ao paciente confirmado por Covid-19. E esclarece ainda que, a família é orientada, durante o reconhecimento do corpo da vítima, a seguir o Protocolo do MS para a Covid-19, que prevê cuidados especiais referentes ao manejo de corpos no contexto do novo coronavírus, independente de o resultado do exame já ter sido divulgado.
Veja também
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
