Família afirma ter descoberto que idosa morreu por covid-19 no necrotério do HGE
Sesau disse que resultado positivo do exame saiu dois dias após o óbito
Os familiares de uma idosa que morreu no Hospital Geral do Estado (HGE), na noite da última segunda-feira (26), afirmaram que só descobriram que ela estava com o novo coronavírus no necrotério do hospital.
A neta de Maria Luzimar Pereira, que não quis se identificar, disse que recebeu o laudo da morte que apontava óbito por Síndrome Respiratória Aguda e, em seguida, foi conduzida para reconhecer o corpo.
“Tinha uns seis corpos lá e começaram a procurar o dela. Quando encontraram e uma mulher ia abrir o saco, um homem gritou ‘não pode abrir, foi covid-19’. Não abriram mais”, contou.
Ela disse que foi apenas nesse momento que a doença foi citada como causa da morte. A neta contou que Maria Luzimar, que tinha 78 anos, estava internada desde a quinta-feira (23), quando deu entrada sem conseguir respirar.
“Eu passei três dias na frente do hospital, até embaixo de chuva, para receber os boletins médicos. Em um deles, disseram que o covid-19 havia sido descartado e que ela seria isolada para não pegar”, relatou.
Por não ter recebido documento ou escutado de algum médico sobre a suspeita da doença, a família questiona a possiblidade. Além disso, a neta de Maria Luzimar diz que não sabe se realmente enterrou o corpo da avó.
“Ninguém a viu depois da morte. O corpo estava dentro de quatros sacos e tinha o nome dela, mas não vi o rosto. Não sei quem enterramos, se era realmente o corpo dela”, disse.
Ao 7Segundos, o Hospital Gerado do Estado (HGE) afirmou que o exame PCR chegou ao hospital na tarde da terça-feira (28) e foi positivo para covid-19. Também explicou que, mesmo sem exame, todo paciente que vem a óbito por Síndrome Respiratória Aguda tem a tratativa do corpo semelhante ao paciente confirmado.
Confira nota na íntegra:
NOTA DE ESCLARECIMENTO.
Maria Luzimar Gomes Pereira
O Hospital Geral do Estado (HGE) esclarece que a declaração de óbito da usuária Maria Luzimar Gomes Pereira, de 78 anos, falecida no último dia 26/04, às 18h40, tem Síndrome Respiratória Aguda Grave como causa da morte, onde uma das suspeitas pode ser pela Covid-19.
A paciente, hipertensa e diabética, deu entrada com pneumonia avançada e, seguindo o Protocolo do Ministério da Saúde (MS), a unidade hospitalar fez a suspeita da doença, coletando material biológico para a realização do exame PCR, cujo resultado chegou ao HGE na tarde de ontem (28) e foi positivo para a Covid-19.
O HGE explica que, mesmo sem a confirmação de que a morte é pelo novo coronavírus, todo paciente que vem a óbito por Síndrome Respiratória Aguda tem a tratativa do corpo semelhante ao paciente confirmado por Covid-19. E esclarece ainda que, a família é orientada, durante o reconhecimento do corpo da vítima, a seguir o Protocolo do MS para a Covid-19, que prevê cuidados especiais referentes ao manejo de corpos no contexto do novo coronavírus, independente de o resultado do exame já ter sido divulgado.
Veja também
Últimas notícias
Jovem acusado de estupro é preso no Sertão de Alagoas
Projeto que leva água para comunidades do Sertão de AL realiza ‘treinão’ em Maceió para arrecadas fundos
Papagaios-do-mangue e jabutis chegam a AL com missão de contribuir para refaunação e replantio de florestas
Cabo Bebeto aponta descaso na Sesau e revela racionamento de insulina
JHC supera Renan Filho em pesquisa para o governo de Alagoas; veja os números
Homem é preso acusado de tráfico de drogas em Palmeira dos Índios
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
