Seprev mantém o atendimento para 357 crianças e adolescentes
Número é referente ao total de casos acompanhados de janeiro de 2019 a abril de 2020; neste momento, atendimentos são realizados de forma virtual
A Secretaria de Estado de Prevenção à Violência de Alagoas (Seprev) continua realizando o atendimento de crianças e adolescentes vítimas de violência. São 357 casos que estão sendo acompanhados de janeiro de 2019 a abril de 2020.
O acompanhamento é feito no Núcleo de Atendimento à Crianças e Adolescentes Vítimas de Violência (NACAVV), que é formado por uma equipe multidisciplinar com advogado, psicólogo e assistente social.
Atualmente, com as normas de isolamento social, os atendimentos são realizados de forma virtual, por ligação telefônica, aplicativos de mensagens ou videoconferências.
Segundo a superintendente da Criança e do Adolescente da Seprev, Samylla Gouveia, a mudança na forma de atendimento é importante para dar continuidade ao acompanhamento. “O atendimento psicossocial e o jurídico não podem parar, tanto para a vítima quanto para a sua família. Desta forma estamos garantindo a proteção integral da criança e do adolescente e não permitindo que o fluxo da rede de proteção não seja interrompido”, explicou.
Samylla Gouveia explica que durante a primeira abordagem virtual é analisado o perfil da vítima, como por exemplo as suas condições de acesso à internet, para que seja avaliada a melhor forma e estratégia de atendimento. “É importante destacar que todas as orientações e recomendações dos Conselhos de Classe estão sendo respeitadas, especialmente da psicologia, que tem uma resolução própria que direciona e regulamenta o atendimento virtual”, enfatizou.
Novos casos durante a quarentena
Em meio à pandemia do novo coronavírus e às medidas de isolamento social, milhares de crianças e adolescentes correm risco de estar mais expostos a situações de violência física, sexual e psicológica.
Dados do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos apontam um aumento no número de denúncias de violação de direitos humanos no período de 14 a 24 de março de 2020. O intervalo analisado abrange o início do isolamento social no Brasil, com medidas como a suspensão de aulas.
Em Alagoas, entre os meses de março e abril, no Núcleo de Atendimento de Crianças e Adolescentes Vítimas de Violência (NACAVV) da Seprev, houve um registro de 77 novos casos, que necessitaram de atendimento jurídico ou psicossocial. “Vale lembrar que este número não representa o total de casos de violência contra criança e adolescente em Alagoas. É apenas uma mostra do total que seguem para atendimento com nossas equipes”, destacou a superintendente Samylla Gouveia.
Veja também
Últimas notícias
Pesquisa Quaest aponta desgaste de Lula e cenário indefinido para 2026
Caio Bebeto alerta para risco de desabamento e insegurança em imóvel abandonado em Ipioca
Pela quarta vez, Deputado Fabio Costa assume vaga titular na Comissão de Segurança da Câmara
Novo tomógrafo do Hospital de Emergência do Agreste agiliza diagnóstico de traumas e AVC
Atalaia transforma a Busca Ativa Escolar em protocolo de proteção e cuidado com crianças e adolescentes
PF apreende 152 frascos de tizerpartida proibida pela Anvisa e prende suspeito por contrabando
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
