Política

Sem apresentar exames, AGU diz que Bolsonaro testou negativo para coronavírus e pede fim do processo

Presidente Jair Bolsonaro fez dois exames para saber se tinha coronavírus; nenhum resultado foi mostrado

Por FolhaPress 30/04/2020 15h03
Sem apresentar exames, AGU diz que Bolsonaro testou negativo para coronavírus e pede fim do processo
Encontro entre Guedes e Bolsonaro ocorre três dias após demissão de Moro - Foto: Assessoria

A Advocacia-Geral da União informou que o presidente Jair Bolsonaro testou negativo para o novo coronavírus, mas não apresentou os exames, conforme pediu a Justiça.

O presidente deveria apresentar até essa quinta-feira os resultados dos exames que fez para saber se estava ou não com coronavírus. A determinação da Justiça Federal foi dada a partir de um pedido do jornal O Estado de S. Paulo. Na manhã de hoje, ele já havia dito que não apresentaria os exames e que, se precisasse fazê-lo, se sentiria violado.

A AGU apresentou apenas um relatório médico dizendo que Bolsonaro não teve Covid-19. O presidente faz dois exames, nos dias 12 e 17 de março, mas os documentos não foram mostrados.

Além disso, a Advocacia-Geral da União pediu a extinção do processo no qual o jornal pediu para que o presidente Jair Bolsonaro apresentasse os resultados dos exames.

A juíza Ana Lúcia Petri determinou, na última segunda-feira, que o presidente apresentasse “os laudos de todos os exames” em 48 horas. O prazo acaba hoje.

Na decisão, a magistrada classificou como ilegítima a recusa em divulgar o resultado do exame. “Portanto, sob qualquer ângulo que se analise a questão, a recusa no fornecimento dos laudos dos exames é ilegítima, devendo prevalecer a transparência e o direito de acesso à informação pública”, definiu Ana Lúcia.