Impeachment de Bolsonaro depende de apuração de denúncias de Moro, diz advogado
Rodrigo Maia estaria esperando posicionamento do STF para poder iniciar processo de impedimento e não tomar medida impopular
O processo de impeachment que o presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), poderá sofrer depende da apuração das acusações feitas pelo ex-ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro. Esse é o entendimento do advogado alagoano César Felizardo, que em entrevista ao 7segundos falou sobre critérios políticos e jurídicos acerca do assunto.
“O processo de impeachment fica muito mais a critério de vontade do Congresso Nacional do que, certamente, dos requerimentos impetrados na Casa”, disse o operador do Direito ao afirmar que o impedimento do presidente é uma manifestação que depende do Poder Legislativo.
Para ele, o presidente da Câmara Federal, deputado Rodrigo Maia (DEM/RJ) aguarda um posicionamento do Supremo Tribunal Federal (STF) a respeito de uma série de denúncias feitas por Sérgio Moro, logo após deixar o Ministério da Justiça e Segurança Pública. “É uma medida prudente que o presidente da Câmara está tendo para que possa dar prosseguimento a algum processo de impedimento, com base em acusação fundamentada e tramitada na Corte Suprema”, avalia.
Ainda segundo o advogado alagoano, a postura adotada por Rodrigo Maia não segue apenas critérios técnicos, mas também políticos. “Ele [Maia] está se precavendo e tendo uma base para não fazer alguma coisa que, aleatoriamente, vai ser uma medida impopular. Tem que se levar em conta também que Bolsonaro tem um grande número de apoiadores e acabou dividindo a direita com Sérgio Moro”, destaca César Felizardo.
Por determinação do ministro do STF Celso de Mello, o ex-ministro Moro foi ouvido no último sábado (2) por delegados e procuradores de Brasília na sede da Polícia Federal em Curitiba. O depoimento durou cerca de oito horas. As supostas provas que estão em posse de Moro são consideradas o primeiro passo para o processo que poderá resultar no impedimento do presidente Jair Bolsonaro.
Veja também
Últimas notícias
Menino de 11 anos sofre AVC após acidente em escola
Ex é presa suspeita de matar médico em Arapiraca; ela o acusou de estuprar a filha deles
Polícia Civil inicia investigação de homicídio na cidade de Arapiraca
Mulher destrói carro do marido após flagrar traição em bar de Maceió
OPLIT prende turista por violência e ameaça em hotel na orla de Maceió
Saiba quem era o médico morto em frente a unidade de saúde em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
