Covid-19: alagoano que descumprir decreto pode responder criminalmente
Novo decreto proíbe acesso às praias, praças e permanência na rua

Em tempos de restrições impostas pelo governo do Estado para conter a pandemia do novo coronavírus (Covid-19), o alagoano que descumprir as regras impostas pode responder criminalmente por isso.
De acordo com o novo decreto publicado no Diário Oficial do Estado (DOE), desta terça-feira (05), o descumprimento ou resistência pelo cidadão na adoção das medidas sanitárias serão comunicados à autoridade policial para apuração quanto à caracterização do crime contra a saúde pública.
O Código Penal prevê que é crime, previsto no artigo 268, “infringir determinação do poder público, destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa”.
Pode ser penalizado por esse delito, por exemplo, o paciente que descumprir o isolamento domiciliar mandatório de 14 dias, em caso confirmado ou suspeito de Covid-19.
Dentre as principais medidas do novo decreto, está a obrigatoriedade do uso de máscaras para sair de casa; a proibição de passear, caminhar ou praticar atividades físicas nas orlas, praças e parques, além da permanência de pessoas em praças, praias, orlas marítimas, de rio e lagunares, entre outros espaços públicos.
Já em relação aos supermercados, continuam as restrições do uso de máscaras e limite de clientes dentro dos estabelecimentos. E agora, cada local poderá atender 50% de sua capacidade.
Com relação aos ônibus da capital, estes só poderão circular com passageiros sentados. O transporte intermunicipal continua suspenso. As operações de fiscalização vão garantir o cumprimento do novo decreto.
Confira AQUI o decreto na íntegra.
Últimas notícias

Homens morrem em confronto com a polícia, em Delmiro Gouveia

Adolescente é apreendido suspeito de praticar furtos em Delmiro (AL) e Canindé de São Francisco (SE)

Escultor entrega novos elementos da via sacra de Palmeira dos Índios

Polícia Civil prende homem condenado por estuprar criança de 11 anos em Maceió

Prefeitura continua entrega de peixes em bairros de Palmeira dos Índios

Com DNA arapiraquense, redes Unicompra e São Luiz lideram o varejo de Alagoas
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
