HGE implanta protocolo de testagem rápida de profissionais da saúde
Medida garante maior agilidade no mapeamento de casos da Covid-19 entre funcionários afastados por síndrome gripais
O Hospital Geral do Estado (HGE) implantou um protocolo específico para testagem rápida de diagnóstico da Covid-19 nos profissionais de saúde. A medida vale para os funcionários afastados por síndrome gripal durante a pandemia do novo coronavírus.
A ação visa mapear com maior celeridade os casos de Covid-19. E, seguindo a normatização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), os testes são realizados entre sete e dez dias após o início dos sintomas. O resultado é conhecido em 20 minutos após a coleta de sangue. Segundo a engenheira do Trabalho, Karlla Martiniano, a medida é importante não apenas para definir o retorno do profissional de saúde ao atendimento, mas também para a prevenção da disseminação do vírus no ambiente hospitalar.
Segundo ela, até o momento, dos 250 profissionais do HGE afastados por síndromes gripais, 20 testaram positivo para o novo coronavírus e estão em isolamento social. A engenheira do Trabalho especificou que, ao contrário da testagem de coleta da secreção, o teste rápido identifica os anticorpos produzidos pelas pessoas quando são infectadas pelo vírus.
Realizado pelo setor de Qualidade de Vida do Trabalhador (SQVT) a testagem dos funcionários segue um fluxo interno e acompanhamento específicos, com comunicado, agendamento de testes e acompanhamento de resultados.
De acordo com o médico Paulo Teixeira, gestor da unidade hospitalar, os testes ajudam a tranquilizar os profissionais. “É de suma relevância garantir que nossos profissionais se sintam cuidados. Nos primeiros dias, após o início dos sintomas, os anticorpos não são devidamente detectados pelo teste. Para atingir valores de sensibilidade de 86%, é necessário que o teste seja realizado após o sétimo dia do início dos sintomas. Assim como é obrigatório aguardar por 72 horas após o desaparecimento dos sintomas, antes da realização do exame. Isto se deve a evidência de redução importante da viremia após as 72 horas do fim dos sintomas”, informou Teixeira.
Veja também
Últimas notícias
Palmeira dos Índios é única cidade de Alagoas a receber Prêmio de Inclusão Socioeconômica em Brasília
Penedo sedia encontro nacional dos Conselhos Municipais de Educação
Famílias de São Sebastião são beneficiadas com títulos de propriedade de imóveis
PL de Renan Calheiros avança no Senado com linha de crédito especial para produtores rurais endividados
Polícia desmancha depósito e apreende mais de 18kg de drogas no bairro São Luiz em Arapiraca
João Vicente explica escolha de Tino Marcos para novo projeto do Porta
Vídeos e noticias mais lidas
Publicado edital para o concurso do Detran; veja cargos e salários
Jovem é expulso após ser flagrado se masturbando dentro de academia de Arapiraca
Após demissão de Moro, Bolsonaro fará declaração às 17h
Mototaxista é assassinado a tiros em São Luís do Quitunde
