Dois meses de COVID-19 em AL: situação atual e o futuro incerto da pandemia
Aumento no número de casos e luta pela conscientização da população
Nesta sexta-feira (8) completam dois meses da confirmação do primeiro caso de COVID-19 em Alagoas. Desde então, muito mudou no enfrentamento do estado, com normais mais rígidas para evitar um aumento nos casos e um colapso no sistema de saúde.
O primeiro registro ocorreu em Maceió de um homem de 42 anos que voltou da Itália. E desde então o novo coronavírus se espalhou e está em 55 cidades, com 1.867 casos confirmados e 98 mortes, segundo o boletim divulgado pelo Estado nesta quinta-feira (07).
Assim como o restante do país, Alagoas vendo o número de casos aumentar; apertou as normas do isolamento social, proibindo circulação na praia, orla lagunar, além de aglomeração em locais públicos, e o uso obrigatório de máscara.
Segundo dados acumulados até 4 de maio e publicados em análise feita pelo projeto Coronavírus-MG, Alagoas ainda está com um índice de testagem baixo, tanto em relação ao tamanho da população, quanto ao número de casos suspeitos.
A cada 100 mil habitantes, apenas 98 estão sendo testados. Em outros estados do Nordeste, como Pernambuco por exemplo, o número sobe para 169; Sergipe está com 142 e o Rio Grande do Norte com 167.
Maceió é o epicentro da pandemia em Minas, com 1.473 casos confirmados e 61 mortes. A capital é seguida por Marechal Deodoro, Rio Largo e Arapiraca. O quinto município mais afetado é Murici.
Futuro e flexibilização do isolamento
No Estado, o comércio considerado não essencial está proibido de abrir as portas desde 13 de março. Alexandre Ayres, secretário de Estado da Saúde, já sinalizou que o afrouxamento das regras de isolamento dependerá do comportamento da população e o número de casos."Ela é a principal protagonista de tudo isso", disse o chefe da pasta em coletiva nesta quinta-feira (07).
No Dia das Mães, que é a segunda melhor data de vendas no comércio, a Fercomércio-AL espera uma queda média de 40%. A entidade reconhece que o momento é crítico e pediu que empresários observassem as normas.
O ultimo levantamento sobre o isolamento social, Alagoas estava registrando um percentual de 52, 47%.
Veja também
Últimas notícias
STF conclui votação que proibe realização de aborto por enfermeiros
Servidores do Poder Executivo Estadual têm feriado prolongado na próxima semana
Prefeita Tia Júlia assina Ordem de Serviço para construção de Centro Educacional Infantil
Saiba quais são as unidades da rede estadual de saúde que ofertam serviços odontológicos
MEC permitirá uso das três últimas notas do Enem no Sisu 2026
Moraes autoriza Mauro Cid a comparecer ao aniversário da avó
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
