Sem nova via da identidade, autônomo não consegue sacar auxílio emergencial
Jovem afirma que valor está liberado, mas devido a mau estado do documento, dinheiro não pode ser sacado

A notícia de que teve o auxílio emergencial aprovado foi de grande alívio para o autônomo Gabriel Lucas dos Santos, 21. Impedido de trabalhar por conta da pandemia, a ajuda de R$ 600 junto com valor igual obtido pela esposa iria ajudar na subsistência da família, que mora na comunidade Forene, em Maceió. Mas, apesar de o dinheiro estar liberado na conta digital Caixa Tem, ele não consegue sacar o dinheiro por uma simples dificuldade: o mau estado de conservação da carteira de identidade.
“No aplicativo pede que a gente mande foto do documento e aí vai para a etapa de verificação e não sai de lá. Fica e mensagem dizendo que está verificando e não sai disso. Minha esposa também teve a mesma dificuldade no começo, então achava que podia ser congestionamento do sistema, mas depois de várias semanas tentando, fui à Caixa e conversei com o gerente do banco, e ele explicou que o problema só será resolvido se eu tirar um novo documento de identidade. De acordo com ele, tem muita gente com essa mesma dificuldade”, afirmou o jovem.
Ele explica que molhou a identidade por acidente, algum tempo atrás, e isso fez com que um pedaço da borda se soltasse. O ambulante explica que como a foto e todas as informações continuavam legíveis, não procurou na época fazer uma nova via do documento. E agora, com as Centrais Já fechadas, não sabe como fazer para resolver a situação.
“Resolvi entrar em contato com vocês da imprensa porque já não sei mais o que fazer para tentar resolver a situação. Aqui onde eu moro também tem outras pessoas que estão com o dinheiro liberado e também não conseguem sacar o dinheiro, às vezes só porque a carteira de identidade tem mais de cinco anos. E o gerente de banco que eu falei disse que não pode fazer nada, que não depende dele resolver o problema”, ressaltou.
Ele conta que, após vários dias com o aplicativo travado na etapa de verificação do documento de identidade, resolveu procurar uma agência da Caixa para tentar resolver a situação e então enfrentou mais uma dificuldade, as enormes filas e aglomeração de pessoas para sacar o benefício. Ele conta que após tentar em três agências de Maceió, resolveu ir em uma Caixa no município de Rio Largo e só depois de passar quase um dia inteiro esperando, ouviu do gerente que não podia fazer nada.
Após a negativa, o autônomo afirma ter telefonado para os números das Centrais Já em Maceió, e ter tentado contato também com o Instituto de Identificação e a Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), por meio de telefones fixos disponibilizados pela internet. Em alguns dos números, sequer conseguiu completar a ligação e, nos telefones que conseguia fazer a chamada, ninguém atende. “A gente sabe que está todo mundo no mesmo barco e que todos nós corremos risco de pegar essa doença. Mas o Estado deveria ver a nossa situação e ver uma maneira de ajudar”, ressaltou.
A reportagem entrou em contato com a assessoria do Instituto de Identificação, que encaminhou a seguinte nota sobre a situação:
Considerando os Decretos Governamentais nº 69.577 de 28 de março de 2020 e Decreto Nº 69.722 de 04 e maio de 2020 que tratam ações preventivas de combate ao coronavírus, informamos que o atendimento ao público está suspenso, incluindo os atendimentos agendados, novas solicitações de 1º e 2º via, e a entrega de carteiras de identidade.
Outrossim, o atendimento retornará ao fim deste Decreto ou até quando perdurar o período.
Veja também
Últimas notícias

Dentista investigada por aplicar silicone industrial em pacientes tem registro profissional suspenso temporariamente

Criminosos se passam por agentes da Vigilância Sanitária e aplicam golpes em academias de Maceió

Último vídeo de entregadora antes de morrer em acidente com caminhão comove Maceió

Presidente do Equador sofre tentativa de assassinato, diz governo

DMTT celebra formação pioneira com equipe própria e reforça compromisso com a segurança viária

Senadora Dra. Eudócia preside audiência sobre financiamento de pesquisas e terapias inovadoras contra o câncer
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca
