É falso que Secretaria de Saúde de Maceió rastreia movimentação de usuários
Órgão diz que não realiza esse tipo de fiscalização e que não envia mensagens de textos aos usuários

Circula em grupos de WhatsApp um áudio, junto com uma mensagem de texto, que supostamente teria sido enviada pela Secretaria de Saúde de Maceió, com uma "advertência de locomoção indevida". De acordo com a mensagem, a secretaria estaria rastreando quem descumpre o decreto municipal e estadual, que determinam o isolamento social. A informação é falsa, segundo a Secretaria de Saúde.
“Hoje eu fui dar uma caminhada de 6 quilômetros aqui na Ponta Verde, pelas ruas, pelas calçadas. [...] Acabei de receber uma mensagem da Secretaria Municipal de Saúde dizendo que eu fui identificado em uma movimentação anormal e que aquilo ali está me alertando e da próxima vez eu serei autuado. Estamos totalmente filmados”, relata o homem que gravou o áudio.
Em nota, a Secretaria de Saúde de Maceió disse que não realiza esse tipo de fiscalização e que não envia mensagens de textos aos usuários para falar sobre possíveis infrações aos decretos em vigor.
A mensagem de texto, que acompanha o áudio falso, diz ainda que o rastreamento foi feito com acesso ao IOS e WhatsApp, e que se flagrado novamente desobedecendo as medidas em vigência, o indivíduo será conduzido para a delegacia, onde será autuado e responderá por crime contra a saúde pública. Junto da mensagem, há um número de telefone para tirar dúvidas.
O número para tirar dúvidas, citado na mensagem, não pertence à Secretaria de Saúde, mas sim à Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs), que também disse não realizar esse tipo de fiscalização. Confira a nota na íntegra.
A mensagem afirma que os dados sobre a movimentação teriam sido obtidos pelo WhatsApp, o que não seria possível, já que o conteúdo do aplicativo é criptografado, o que garante segurança e privacidade aos usuários.
“A criptografia de ponta a ponta do WhatsApp garante que somente você e a pessoa com quem você está se comunicando podem ler o que é enviado. Ninguém mais terá acesso a elas – nem mesmo o WhatsApp. As suas mensagens estão seguras com cadeados e somente você e a pessoa que as recebe possuem as chaves especiais necessárias para abri-los e ler as mensagens”, menciona a área de perguntas frequentes do próprio WhatsApp.
Alagoas Sem Fake
Com foco no combate à desinformação, a editoria Alagoas Sem Fake verifica, todos os dias, mensagens e conteúdos compartilhados, principalmente em redes sociais, sobre assuntos relacionados ao novo coronavírus em Alagoas. O cidadão poderá enviar mensagens, vídeos ou áudios a serem checados por meio do WhatsApp, no número: (82) 98161-5890.
Veja também
Últimas notícias

Homem é preso após furtar cartões e dinheiro de veículo em Barra de Santo Antônio

Casal é preso após desacato e tentativa de agressão a policiais no São João de Jaraguá

Shows da Perucaba contarão com base da PC para atender casos de importunação sexual e outros crimes

Princípio de incêndio assusta moradores em edifício na Ponta Verde

Arapiraca: Vídeo mostra empresário envolvido em confusão com vizinhos pouco antes de ser morto

Prefeitura garante inclusão no São João de Arapiraca com camarote gratuito para PcDs
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
