Campanha de Vacinação contra a Influenza começa 3ª fase hoje nos 102 municípios de AL
Ação vai até 5 de junho; meta é imunizar, no mínimo, 90% do grupo prioritário
A terceira fase da Campanha de Vacinação contra a Influenza foi iniciada nesta segunda-feira (11) nos postos de vacinação dos 102 municípios alagoanos. A meta é imunizar, no mínimo, 90% do grupo prioritário até o dia 5 de junho, conforme prevê o Programa Nacional de Imunização (PNI), órgão vinculado ao Ministério da Saúde.
Esta última fase foi dividida em duas etapas. A primeira, que vai até 17 de maio, é destinada a vacinar pessoas com deficiência, gestantes, puérperas (mulheres com até 45 dias após o parto) e crianças de seis meses a cinco anos. Já a etapa seguinte, que vai de 18 de maio a 5 de junho, tem como público-alvo os adultos de 55 a 59 anos e professores de escolas públicas e privadas.
Para se vacinar, conforme explica a enfermeira do PNI em Alagoas, Emilly Francine Silva, é necessário comparecer aos postos portando a caderneta de vacinação. “É importante também levar um documento de identificação para comprovar a idade, no caso das crianças. Quanto às pessoas que possuem uma deficiência que não seja visível, é necessário portar um laudo médico e, no caso dos professores, um documento que comprove o exercício da profissão”, explica.
Quem não se vacinou – Emilly Francine Silva ressalta, ainda, que as pessoas contempladas na primeira e segunda fases da Campanha de Vacinação contra a Influenza ainda podem se imunizar. Para isso, basta comparecer ao posto mais próximo do local onde reside, comprovar que faz parte do público-alvo e apresentar a caderneta de vacinação.
“Não há razão para deixar de se vacinar contra a Influenza, que previne contra a H1N1, H3N2 e Influenza B. Apesar de não prevenir contra o coronavírus, que ainda não tem vacina, o ato de se imunizar vai proteger contra três tipos de gripes que podem levar à óbito e facilitará o diagnóstico para a Covid-19, caso a pessoa vacinada apresente uma síndrome gripal neste momento de pandemia”, ressaltou.
A primeira fase da Campanha de Vacinação contra a Influenza, que ocorreu no período de 23 de março a 15 de abril, teve como público-alvo os idosos com 60 anos ou mais e os trabalhadores da saúde. Na segunda fase, que ocorreu entre 16 de abri e 8 de maio, foram contemplados os povos indígenas, caminhoneiros, motoristas e cobradores de transportes coletivos, trabalhadores portuários, membros das forças de segurança e salvamento; pessoas com doenças crônicas e outras condições clínicas especiais; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas; população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.
Veja também
Últimas notícias
Ação + Centro Novo leva dezenas de serviços gratuitos e atendimentos itinerantes à Praça Bom Conselho nesta terça (18)
Estudante de 17 anos morre após passar mal durante atividade física em escola de Palmeira dos Índios
Hackathon para mulheres abre inscrições para soluções de impacto em AL
Colisão entre carro e moto deixa homem ferido em Palmeira dos Índios
Edilza Alves amplia articulação por recursos e se reúne com secretário da Agricultura
Entenda os pontos em negociação na retal final da COP30
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
