Sargento do Exército desenvolve protótipo de respirador mecânico com parceria o Senai
Trata-se de um produto nacional, cuja ideia surgiu após um chamamento do Ministério da Saúde (MS) diante do desafio de suprir os hospitais de ventiladores mecânicos que somente eram fabricados fora do país
Ex-aluno dos cursos de Eletricidade e Eletrônica do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) no Rio de Janeiro, o sargento Rodrigo Costa dos Santos, do Exército Brasileiro, voltou à entidade, desta vez em Alagoas, onde encontrou parceria para cumprir uma nobre missão: entregar um protótipo funcional de respirador mecânico à sociedade, neste momento de pandemia do coronavírus.
É na unidade Senai Poço, em Maceió, que estão sendo fabricadas algumas peças para este protótipo. “Temos aqui as máquinas adequadas para fabricação, os insumos para contribuir com o projeto e uma equipe técnica que pode ajudar a aperfeiçoá-lo. A assessoria do Senai permitiu melhorar o projeto mecânico e a eficiência do sistema. Toda parceria é bem-vinda para combater a Covid-19”, ressaltou o gerente de Tecnologia do Senai/AL, Welton Barbosa.
“Para a fabricação de algumas peças exclusivas, o maquinário existente no Senai atende às nossas necessidades”, explica o sargento Rodrigo, que é coordenador do projeto e também possui formação superior em Matemática, Engenharia Química e da Computação.
O objetivo é entregar um protótipo de respirador mecânico com as vantagens do baixo custo e da rapidez na fabricação. “Ele não vem para substituir o respirador tradicional e pode ter melhorias pela fábrica que vier a produzi-lo em escala. Mas, numa situação emergencial, cumpre algumas das finalidades e pode vir a salvar vidas”, explicou o sargento Rodrigo.
Trata-se de um produto nacional, cuja ideia surgiu após um chamamento do Ministério da Saúde (MS) diante do desafio de suprir os hospitais de ventiladores mecânicos que somente eram fabricados fora do país. “A maioria dos respiradores que temos é importada. Então, para termos certa autonomia, seria interessante possuirmos um equipamento genuinamente nacional”, acrescentou o militar.
Veja também
Últimas notícias
Guarda-vidas salvam criança arrastada por corrente de retorno em Jacarecica
Comunidade Xukuru-Kariri participa de ação de proximidade da Segurança Pública
[Vídeo] Câmeras registram tombamento de caminhão de lixo na Ponta Verde
Polícia Militar apreende 5kg de drogas e descobre plantação de maconha em Maceió
Seplag e Polícia Científica divulgam diretrizes para posse de aprovados em concurso público
IPVA 2026: Secretaria da Fazenda confirma desconto para pagamento à vista
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
