É falso que Hospital Universitário de Maceió tenha forjado laudo de idoso falecido
Reitor da Ufal explica que HU não faz exame de corpo de delito
Circula em grupos de WhatsApp, em Alagoas, um áudio onde um homem comenta um suposto esquema de troca de laudos em certidões de óbitos, que estaria ocorrendo em um hospital universitário, sem dizer de qual estado. O Hospital Universitário Doutor Alberto Antunes, de Maceió, informa que a informação é falsa.
No conteúdo compartilhado, o homem, que ainda não foi identificado, explica que o seu pai teria falecido de causas naturais e que o laudo do óbito da vítima teria sido forjado pela equipe da unidade hospitalar. "Ele morreu em casa de velhice. Eu quero que vocês espalhem isso aí porque eu estava na universidade para fazer o ‘corpo de delito’, mas não estão fazendo. Passei por três assistentes sociais e só liberaram o corpo porque assinei o laudo da morte como se fosse Covid-19. Estão fazendo terror com todo mundo. Eu vi três caixões saindo de lá, tudo como se fosse coronavírus", diz um trecho do áudio.
O reitor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Josealdo Tonholo, esclarece que o suposto fato relatado no áudio não aconteceu no HU de Maceió. "Definitivamente não foi no Hospital Universitário. Primeiro, porque não fazemos esse tipo de exame, o corpo de delito. Segundo, porque na unidade não há Serviço de Verificação de Óbitos (SVO), isso é feito apenas pelo Estado", explicou Tonholo.
Ainda de acordo com o reitor, o HU só recebe pacientes já diagnosticados e confirmados com a Covid-19. "Nunca houve caso de três caixões saindo do HU-Ufal, nem por ocasião da Covid. O Hospital é de retaguarda e só recebe pacientes confirmados, enviados via órgão regulador. Essa notícia é falsa", ressaltou.
Alagoas Sem Fake
Com foco no combate à desinformação, a editoria Alagoas Sem Fake verifica, todos os dias, mensagens e conteúdos compartilhados, principalmente em redes sociais, sobre assuntos relacionados ao novo coronavírus em Alagoas. O cidadão poderá enviar mensagens, vídeos ou áudios a serem checados por meio do WhatsApp, no número: (82) 98161-5890. Clique aqui para enviar agora.
Veja também
Últimas notícias
PF prossegue ações de segurança aeroportuária em Belém
Lira reage à violência e cobra leis mais duras: “Fuzil não é rotina”
Brasil é citado em ordem executiva de Trump que reduz tarifas
“Lula não se curvou”, diz presidente do PT após Trump reduzir tarifas
Deputada Estadual Gabi Gonçalves realizará a entrega do Comenda de Mérito Vera Arruda a oito mulheres empreendedoras
MPs de AL e BA desarticulam e denunciam organização que comandava maior tráfico de aves do país
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
