É falso que uso prolongado de máscara de proteção causa intoxicação e tontura
Médica explica, ainda, que nenhum tipo de material usado na fabricação das máscaras traz danos à saúde

Tem circulado em grupos de WhatsApp uma mensagem com informações falsas sobre o uso prolongado de máscaras de proteção, que poderia provocar intoxicação nas pessoas. A informação é falsa e foi rebatida por médicos.
A pneumologista Fátima Alécio, médica da Santa Casa de Misericórdia de Maceió, explica que o uso prolongado da máscara não gera qualquer tipo de intoxicação no usuário. “Se intoxicasse eu estaria morta, pois trabalho com pacientes com tuberculose e uso máscara a minha vida inteira. A maioria dos médicos usa com muita frequência também, desde sempre”, esclarece.
Segundo o conteúdo compartilhado, o uso de máscara por várias horas poderia gerar hipóxia, que é quando as taxas de oxigênio diminuem nos tecidos orgânicos do corpo. “O uso prolongado da máscara produz hipóxia. Respirar repetidamente o ar expirado se transforma em dióxido de carbono, e é por isso que nos sentimos tontos. Isso intoxica o usuário e muito mais quando ele deve se mover, realizar ações de deslocamento. Causa desconforto, perda de reflexos e pensamento consciente”, diz um trecho da mensagem.
A médica Fátima Alécio explica que nenhum tipo de material usado na fabricação das máscaras, de uso dos profissionais da saúde ou da população, traz danos à saúde. “Não tem nenhum tipo de tecido de máscara que possa intoxicar, o máximo que pode acontecer é irritar um pouco a pele, o que está ocorrendo com os colegas que usam por longos períodos. Mas isso não é nada, um esparadrapo resolve. Uso a N95 todos os dias da minha vida, durante os 25 anos de profissão, e nunca me aconteceu nada”, enfatiza.
Alagoas Sem Fake
Com foco no combate à desinformação, a editoria Alagoas Sem Fake verifica, todos os dias, mensagens e conteúdos compartilhados, principalmente em redes sociais, sobre assuntos relacionados ao novo coronavírus em Alagoas. O cidadão poderá enviar mensagens, vídeos ou áudios a serem checados por meio do WhatsApp, no número: (82) 98161-5890.
Veja também
Últimas notícias
![[Vídeo] Projeto que promove inclusão de autistas através do esporte em Arapiraca será demonstrado em União](https://img.7segundos.com.br/2PR5Ne6hknXBzxfZg6N24Twm05s=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/capa-propjeto-autismo.png)
[Vídeo] Projeto que promove inclusão de autistas através do esporte em Arapiraca será demonstrado em União

Após grupo armado invadir festa, homem é baleado e socorrido em estado grave em Marechal

Suspeito assaltos é preso com drogas e moto roubada na cidade de Rio Largo

Operação contra organização criminosa cumpre 118 mandados em AL e mais quatro estados

Músicos arapiraquenses criam projeto "Os Poetas Estão Vivos" para homenagear grandes nomes do rock nacional

Deputado Fabio Costa cobra justiça por Daniela, jovem violentada que ficou com sequelas no interior de Alagoas
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
