Maceió continuará seguindo protocolo próprio para uso de cloroquina
Médico avalia quando é necessário prescrever medicamento
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da capital continuará seguindo o protocolo próprio para o uso de cloroquina para pacientes com a Covid-19. Na manhã desta quarta-feira (20), o Ministério da Saúde divulgou novo protocolo para uso do medicamento.
De acordo com o órgão municipal, o médico avalia quando é necessário prescrever da cloroquina e que o paciente também assina o termo de responsabilidade, algo que está no protocolo divulgado pelo Governo Federal.
Também informaram que a cloroquina tem sido distribuída para as unidades de referência em síndrome gripal do município.
A recomendação do Ministério da Saúde era um desejo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), considerado defensor do medicamento. A insistência no remédio levou a divergências, e por consequência a queda, de dois ministros da Saúde: Luiz Henrique Mandetta e Nelson Teich.
No documento do Ministério, que não possui a assinatura de médicos, foi destacado que "até o momento não existem evidências científicas que possibilitem a indicação de terapia farmacológica específica para a covid-19".
Segundo a orientação da pasta, o uso dos três medicamentos deve seguir a sintomatologia do paciente, de acordo com a gravidade do quadro da doença (sinais leves, moderados ou graves). O ministério também ressalta os riscos da automedicação e que qualquer uso de remédios deve ter acompanhamento de um médico.
Veja também
Últimas notícias
Mais de 150 estudantes da Uncisal podem ser afetados por ação que questiona regra de ingresso
[Vídeo] Ataque a tiros deixa homem morto com oito tiros e outro ferido em Arapiraca
Vídeo mostra momento em que motociclista morre ao cair do veículo na BR-101 em Messias
Vorcaro pediu para Sicário 'moer' empregada de atriz Monique Alfradique, diz PF
STF aguarda explicações de Bolsonaro sobre arma apreendida em blitz
STF retoma nesta quarta (17) julgamento para definir regras sobre big techs
Vídeos e noticias mais lidas
Profissionais de saúde são contratados para substituir doentes por covid-19
Prefeitura anuncia inauguração da avenida Senador Benedito de Lira com Raí Saia Rodada
Após demissão de Moro, Bolsonaro fará declaração às 17h
Fernando Barbosa, fundador do tradicional Bar do Caldinho, morre aos 76 anos em Arapiraca
