Maceió continuará seguindo protocolo próprio para uso de cloroquina
Médico avalia quando é necessário prescrever medicamento
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da capital continuará seguindo o protocolo próprio para o uso de cloroquina para pacientes com a Covid-19. Na manhã desta quarta-feira (20), o Ministério da Saúde divulgou novo protocolo para uso do medicamento.
De acordo com o órgão municipal, o médico avalia quando é necessário prescrever da cloroquina e que o paciente também assina o termo de responsabilidade, algo que está no protocolo divulgado pelo Governo Federal.
Também informaram que a cloroquina tem sido distribuída para as unidades de referência em síndrome gripal do município.
A recomendação do Ministério da Saúde era um desejo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), considerado defensor do medicamento. A insistência no remédio levou a divergências, e por consequência a queda, de dois ministros da Saúde: Luiz Henrique Mandetta e Nelson Teich.
No documento do Ministério, que não possui a assinatura de médicos, foi destacado que "até o momento não existem evidências científicas que possibilitem a indicação de terapia farmacológica específica para a covid-19".
Segundo a orientação da pasta, o uso dos três medicamentos deve seguir a sintomatologia do paciente, de acordo com a gravidade do quadro da doença (sinais leves, moderados ou graves). O ministério também ressalta os riscos da automedicação e que qualquer uso de remédios deve ter acompanhamento de um médico.
Veja também
Últimas notícias
'Nunca se sabe quando vai acontecer com a gente’: vídeo de mulher morta revela histórico de violência
Prefeita Ziane Costa divulga evolução das obras de escola e destaca antes e depois da unidade
Eduardo Bulhões anuncia construção de Centro Esportivo Comunitário em Santana do Ipanema
Agendamento para serviços eleitorais passa a ser obrigatório a partir de 1º de fevereiro
Contribuintes podem emitir boleto do IPTU 2026 com 20% de desconto pelo WhatsApp
Mais de 229 mil alagoanos estão com o título de eleitor cancelado
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
