Senado aprova emenda de Rodrigo Cunha que proíbe aumento de planos de saúde
A outra garante a manutenção da cobertura e parcelamento do débito após o fim do período de calamidade
O Senado aprovou nesta semana por unanimidade a inclusão de mortes decorrentes da pandemia de coronavírus na cobertura dos seguros de vida ou invalidez permanente, o Projeto de Lei 890/2020. O texto aprovado incluiu duas emendas do senador Rodrigo Cunha. A primeira impede o aumento do preço pago pelo segurado, no caso de cobertura referente a morte ou incapacidade proveniente de infecção pelo coronavírus.
A outra garante a manutenção da cobertura e parcelamento do débito após o fim do período de calamidade. Na prática, as emendas dão ao usuário de plano de saúde a garantia de que, durante a pandemia, seus contratos não poderão ser cancelados pela operadora em caso de inadimplência. E também possibilita o parcelamento dos débitos pelo consumidor.
“É uma questão de humanidade ampliar a cobertura dos planos de saúde para incluir essa terrível doença que é o coronavírus. É hora de aumentarmos a proteção das famílias que perdem seus entes queridos em decorrência da pandemia. E também é preciso reconhecer que a crise tem criado dificuldades financeiras para os segurados, o que tem que ser compreendido pelas operadoras”, pontuou Rodrigo Cunha.
Desde o início da pandemia, algumas operadoras passaram a negociar e parcelar as dívidas dos consumidores. Com a lei, a prática torna-se uma garantia de todos que têm planos de saúde. Segundo a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), que regula os planos, até o momento a pandemia não representou impacto negativo para as operadoras, o que deu ao Senado mais um argumento para aprovar a matéria.
O texto foi elaborado para evitar que familiares das vítimas da Covid-19 fiquem desamparados, no caso de óbitos. A matéria é de autoria da senadora Mara Gabrilli, que foi diagnosticada com o vírus. O projeto agora segue para votação na Câmara dos Deputados.
Últimas notícias
Homem de 25 anos morre afogado em açude de São Luís do Quitunde
Helicóptero com duas pessoas cai em pesqueiro no interior de São Paulo
Cemitério sumido há 200 anos abriga 100 mil corpos de escravizados na Bahia
Homem é assassinado no bairro Petrópolis, em Maceió
Professores fazem a primeira edição da Prova Nacional Docente
Homem é flagrado “pegando carona” na parte de baixo de ônibus em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
