Vereadores solicitam ampliação do cemitério São José e construção de um novo
Medida visa atender aumento de sepultamentos de vítimas da Covid-19
As mortes diárias na capital alagoana por covid-19 motivaram a apresentação e aprovação de duas indicações ao Executivo, durante o retorno das sessões ordinárias virtuais, nessa terça-feira (26), da Câmara Municipal de Maceió, com pedido de construção de um novo cemitério no Alto de Ipioca e a cessão de 20 metros de terreno do Parque da Pecuária e da Academia da Polícia Militar, no Trapiche, para aumentar a capacidade no Cemitério de São José.
"A ideia é que o Executivo realize um estudo que viabilize a expansão do Cemitério São José. É de conhecimento de todos nós que essa precariedade de valas é antiga em todos os cemitérios da capital, mas a Covid-19 deixou a situação insustentável. Um novo cemitério poderia levar tempo para se tornar realidade, em razão da necessidade de autorização ambiental. Essa medida - de ampliar o São José - seria mais urgente a fim de atender os sepultamentos de agora. Pode não ser a ideal, mas é prática e eficaz”, destacou a autora de uma das indicações, vereadora Silvania Barbosa (PRTB).
“A Prefeitura de Maceió está tentando outras soluções, inclusive analisando a situação das gavetas e mausoléus não regularizados, para dar uso a esses espaços ou regularizar a situação. O que ocorre nos cemitérios na atualidade é preocupante. A média de enterros subiu de 8 velórios/dia para 35. Sem contar com a escassez de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para os coveiros”, completou Silvania.
Já a vereadora Simone Andrade (DEM) segue a mesma linha de raciocínio da colega de parlamento. "Precisamos dar dignidade a quem infelizmente perdeu a vida por conta do Coronavírus e às famílias para que possam enterrar seus entes queridos nesse momento de tanta dificuldade pelo qual o mundo todo atravessa", disse ela que ainda conseguiu aprovar outras duas iniciativas na sessão desta terça.
Simone Andrade pede providências ao governo do Estado para que viabilize, com o governo federal, abastecimento de remédios em falta, e que não estão sendo prescritos no combate à covid-19, assim como a ampliação, por parte do Município, do número de Unidades Básicas de Saúde na triagem e realização de testes no enfrentamento à pandemia.
Veja também
Últimas notícias
IPTU 2026: Sétima parcela vence na quarta-feira (30); saiba como emitir a guia
Ministro destaca que Daniel foi um dos principais articuladores do VLT de Arapiraca
Área Social do Clube do Servidor será aberta apenas no domingo (27), em Arapiraca
Projeto Poste Limpo já retirou mais de 300 toneladas de fiação em 18 bairros de Maceió
Dois réus são condenados por mortes de pescador e adolescente em Maceió
Vizinho ouve pedidos de socorro e homem é preso por violência doméstica em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Jovem de 24 anos é baleado na mão e suspeitos fogem em São Sebastião
Ajustes no texto adiam votação da MP que acaba com a chamada taxa das blusinhas
Prefeitura inscreve para a segunda Consulta Pública do Plano de Mobilidade Urbana
Confira o que abre e fecha em Alagoas no feriado desta quarta-feira (16)
