Unidade de Jacarecica passa a ser referência em síndromes gripais
Unidade entra em funcionamento nesta sexta-feira (29)
Buscando ampliar o atendimento aos maceioenses em mais uma estratégia de enfrentamento ao novo coronavírus, a Unidade de Saúde Maria Conceição Fonseca Paranhos, em Jacarecica, passa a atender, a partir desta sexta-feira (29), apenas pacientes com sintomas leves de síndrome gripal, como febre, tosse, dor de garganta, dor de cabeça e dor no corpo.
A unidade será reaberta após um período de reformas estruturais e funcionará todos os dias da semana, em regime de plantão, das 7h às 19h. Os usuários da unidade continuam sendo atendidos na Unidade de Saúde do Riacho Doce (Atenção Básica e Especializada), como já ocorria durante a reforma.
“A unidade de referência em síndromes gripais de Jacarecica obedece às mesmas regras de estrutura e funcionamento que as outras três, contando com salas de triagem, atendimento médico, observação, procedimentos, medicação, farmácia, testagem, coleta e realização de exames laboratoriais e de imagem. Além disso, tem o espaço para a equipe do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS), responsável pela notificação dos casos”, afirma Virgínia dos Anjos, coordenadora geral dos Distritos Sanitários de Maceió.
O atendimento dos pacientes na unidade funciona de acordo com fluxo Fast-Track, proposto pelo Ministério da Saúde: triagem (conforme o Protocolo de Manchester), registro do atendimento (prontuário) e atendimento médico. De acordo com o caso, o paciente seguirá em observação ou, em casos de maior gravidade, será encaminhado – na ambulância disponibilizada para cada unidade – para unidades de urgência ou emergência.
De acordo com o secretário municipal de Saúde, José Thomaz Nonô, a ampliação de unidades específicas para triagem e atendimento de sintomas leves é fundamental para que os casos não se agravem. “Nós estamos ampliando essas unidades sentinelas para que a população tenha locais específicos e seja assistida ainda no começo, com sintomas mais leves da doença, seja de coronavírus ou algum tipo de gripe”, explica.
Outras unidades
A população com sintomas de síndromes gripais pode buscar atendimento na UBS Walter Lima (Santa Amélia), UBS Jorge Duarte Quintela (Graciliano Ramos) e na UBS Novo Mundo. Lembrando que para fazer o teste rápido, o paciente precisa estar no oitavo dia do aparecimento dos sintomas de infecção pelo novo coronavírus, pois o teste pode dar falso negativo.