Entidades acusam governo de esconder avanço do coronavírus entre indígenas
Segundo dados oficiais, há 45 mortes pela Covid-19 entre os indígenas, mas entidade calcula 159

Não há dúvidas de que o novo coronavírus circula entre os povos indígenas brasileiros. No entanto, existe um abismo entre as estimativas oficiais de contágio pela Covid-19 e o levantamento feito por entidades que representam essas comunidades. Para o governo, há 1.119 casos confirmados e 45 mortes decorrentes da doença. Contudo, a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) aponta 1.604 infectados e 159 mortos, nas 75 etnias espalhadas por todas as regiões do país.
Esse abismo se explica pelo fato de o governo computar apenas casos entre os indígenas que vivem em aldeias dentro de reservas reconhecidas. Segundo dados oficiais, porém, não chega a 60% o número de indígenas nessa situação. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) registrou em 2010 (último dado disponível) que 517 mil (57,7%) das 896 mil pessoas que se declaravam indígenas estavam em aldeias.
“É um racismo institucional não contabilizar esses indígenas que estão no contexto urbano”, frisa Nyg Kaingang, que vive na Terra Indígena Apucaraninha, no interior do Paraná, com mais 2.100 pessoas.
“Estar na cidade não significa que não é indígena. Além disso, muitos estudantes indígenas ficaram presos nas cidades para cumprir o protocolo de não entrar nas aldeias. Os contextos são muitos e esse recorte é uma forma de minimizar o drama do coronavírus”, completa Nyg, que participa da Apib e vem buscando formas de denunciar o avanço da Covid-19 entre o seu povo.
Coordenadora da Apib, Sônia Guajajara, que foi candidata a vice-presidente do Brasil na chapa de Guilherme Boulos (PSol), denuncia o caso de Manaus, onde viviam, segundo ela, 40% dos indígenas mortos por coronavírus no estado.
Para a Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), do Ministério da Saúde, porém, são apenas dois óbitos computados em Manaus.
O Metrópoles questiona o Ministério da Saúde desde a semana passada sobre as razões para a não inclusão dos indígenas não aldeados nas estatísticas, mas não recebeu resposta até a publicação desta reportagem.
Veja também
Últimas notícias

Ministro do Turismo elogia a cidade de Maragogi em evento internacional

Durante discurso, Cabo Bebeto cobra melhores condições de trabalho para os policiais militares

Grupo Coringa informa que velório de Dona Helena terá início neste sábado (15) às 15h00 no Previda

Criança de um ano morre afogada em piscina em Marechal Deodoro

Prefeito Luciano Barbosa posta nota de pesar pela morte de Dona Helena, matriarca do Grupo Coringa

Unidade Trapiche do Hemoal Maceió funciona em horário reduzido neste sábado (15)
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
