Imagens com datas para reabertura do comércio não são de Alagoas
Fotos se referem a planos de reabertura do comércio em Ribeirão Preto (SP)
Circulam em diversos grupos de WhatsApp algumas fotos, tiradas de matérias televisivas, com datas para a reabertura do comércio. As fotos têm circulado como se se tratassem de medidas que seriam adotadas por Alagoas. Apesar de serem reais, as imagens se referem a planos de reabertura do comércio na cidade de Ribeirão Preto, em São Paulo, e no estado do Ceará. Em Alagoas vigora o Decreto 69.935, que disciplina as atividades que podem funcionar ou que estão suspensas em todo o estado até10 de junho.
A primeira foto, de Ribeirão Preto, traz o plano de retomada e mostra que até o dia 31 de maio devem abrir apenas os serviços considerados essenciais. A partir de 1º de junho, voltam a funcionar salões de beleza, oficinas de costura e lojas de tecido. Já em 15 de junho, comércios até 800m² e shoppings. Lá, as aulas voltam em 29 de junho.
Em 13 de junho, segundo a reportagem, voltam a funcionar clubes, cinemas, shows, parques, bares, restaurantes, academias, festas públicas e particulares. A imagem ainda traz uma legenda que diz “Graças a Deus já temos data pra a trabalhar”, dando a entender que as datas se referem aos serviços alagoanos. A foto foi tirada de uma reportagem da EPTV, afiliada da Globo da cidade paulista Ribeirão Preto, que mostra ainda que um Comitê Técnico de Contingenciamento vai analisar o comportamento dos casos graves da doença após a retomada dos serviços.
Ceará
A série de quatro fotos feitas de uma matéria televisiva, com datas para a reabertura do comércio, circulam nas redes sociais como se fossem de Alagoas. Mas, na verdade, o conteúdo se refere a um plano de retomada da economia elaborado pelo Governo do Ceará. Nas imagens, o plano de retomada está dividido em quatro fases, começando no dia 8 de junho e terminando a partir do dia 20 do mesmo mês, com o retorno das aulas presenciais, academias, clubes, espetáculos, cinemas e com a retomada do transporte interestadual.
As imagens são de uma reportagem exibida no Jornal CE TV 2ª edição, da TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo na cidade de Fortaleza, no Ceará.
Alagoas Sem Fake
Com foco no combate à desinformação, a editoria Alagoas Sem Fake verifica, todos os dias, mensagens e conteúdos compartilhados, principalmente em redes sociais, sobre assuntos relacionados ao novo coronavírus em Alagoas. O cidadão poderá enviar mensagens, vídeos ou áudios a serem checados por meio do WhatsApp, no número: (82) 98161-5890. Clique aqui para enviar agora.
Veja também
Últimas notícias
Pesquisa do Procon encontra presentes para o Dia dos Pais de até R$ 11 mil
Polícia vai pedir afastamento da torcida organizada do CSA dos estádios
Defesa Civil interdita Ladeira da Moenda, em Maceió, nesta quarta-feira (29)
Governo do Brasil reconhece situação de emergência em Ouro Branco
[Vídeo] Mulher reage e impede tentativa de assalto na Gruta de Lourdes
TRE-AL abre concurso interno de remoção para servidores efetivos
Vídeos e noticias mais lidas
MP sugere caminhões frigoríficos para armazenar corpos de vítimas da Covid-19
Nova lei reorganiza efetivo da PM de Alagoas; entenda o que muda
Governo de Alagoas entrega restauração da rodovia AL-105 em julho
PM da Rotam é encontrado morto em apartamento na Pajuçara, em Maceió
