É falso que Pam Salgadinho faz exames sem liberação do CORA em pessoas com Covid-19
Prefeitura afirma que nenhum exame é feito sem passar por regulamentação ou fluxos definidos pelo Município
Em vários grupos de WhatsApp de Alagoas circula uma mensagem dizendo que pacientes diagnosticados com Covid-19 podem fazer exames de tomografia e eletrocardiograma no Pam Salgadinho sem precisar de liberação do Cora, o Complexo Regulador de Maceió. A informação é falsa.
“No caso da Tomografia, só necessita trazer APAC, preenchida e assinada pelo(a) médico(a) e juntamente com o cartão SUS e um documento pessoal, a apac não precisa está liberada pelo cora, agora só serve se for pra pacientes do covid essa situação, e o Eletro com a guia médica e a justificativa assinada pelo médico todas essas informações foram passadas pelo coordenador do bloco”, diz um trecho da mensagem.
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) disse que as informações não procedem e esclareceu que nenhum exame é feito sem passar por regulamentação ou fluxos definidos pelo Município. O CORA é um sistema usado pelo município para a marcação de consultas e exames pelo SUS.
No caso de pacientes com sintomas da Covid-19, a secretaria ressaltou que o atendimento é diferenciado: “Os usuários que tiverem a indicação médica para a realização desses exames serão encaminhados das unidades de referência em síndromes gripais e das UPAs geridas pelo Município (Benedito Bentes e Trapiche), portando formulário devidamente assinado que será entregue na unidade executante [que irá realizar os exames], que pode ser o PAM Salgadinho ou Hospital Sanatório”, disse.
Ainda de acordo com a secretaria, a intenção desse atendimento diferenciado é evitar a demora na realização dos procedimentos e aglomerações de casos suspeitos ou confirmados da doença.
Alagoas Sem Fake
Com foco no combate à desinformação, a editoria Alagoas Sem Fake verifica, todos os dias, mensagens e conteúdos compartilhados, principalmente em redes sociais, sobre assuntos relacionados ao novo coronavírus em Alagoas. O cidadão poderá enviar mensagens, vídeos ou áudios a serem checados por meio do WhatsApp, no número: (82) 98161-5890
Veja também
Últimas notícias
Pesquisa Quaest aponta desgaste de Lula e cenário indefinido para 2026
Caio Bebeto alerta para risco de desabamento e insegurança em imóvel abandonado em Ipioca
Pela quarta vez, Deputado Fabio Costa assume vaga titular na Comissão de Segurança da Câmara
Novo tomógrafo do Hospital de Emergência do Agreste agiliza diagnóstico de traumas e AVC
Atalaia transforma a Busca Ativa Escolar em protocolo de proteção e cuidado com crianças e adolescentes
PF apreende 152 frascos de tizerpartida proibida pela Anvisa e prende suspeito por contrabando
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
