É falso que Pam Salgadinho faz exames sem liberação do CORA em pessoas com Covid-19
Prefeitura afirma que nenhum exame é feito sem passar por regulamentação ou fluxos definidos pelo Município
Em vários grupos de WhatsApp de Alagoas circula uma mensagem dizendo que pacientes diagnosticados com Covid-19 podem fazer exames de tomografia e eletrocardiograma no Pam Salgadinho sem precisar de liberação do Cora, o Complexo Regulador de Maceió. A informação é falsa.
“No caso da Tomografia, só necessita trazer APAC, preenchida e assinada pelo(a) médico(a) e juntamente com o cartão SUS e um documento pessoal, a apac não precisa está liberada pelo cora, agora só serve se for pra pacientes do covid essa situação, e o Eletro com a guia médica e a justificativa assinada pelo médico todas essas informações foram passadas pelo coordenador do bloco”, diz um trecho da mensagem.
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) disse que as informações não procedem e esclareceu que nenhum exame é feito sem passar por regulamentação ou fluxos definidos pelo Município. O CORA é um sistema usado pelo município para a marcação de consultas e exames pelo SUS.
No caso de pacientes com sintomas da Covid-19, a secretaria ressaltou que o atendimento é diferenciado: “Os usuários que tiverem a indicação médica para a realização desses exames serão encaminhados das unidades de referência em síndromes gripais e das UPAs geridas pelo Município (Benedito Bentes e Trapiche), portando formulário devidamente assinado que será entregue na unidade executante [que irá realizar os exames], que pode ser o PAM Salgadinho ou Hospital Sanatório”, disse.
Ainda de acordo com a secretaria, a intenção desse atendimento diferenciado é evitar a demora na realização dos procedimentos e aglomerações de casos suspeitos ou confirmados da doença.
Alagoas Sem Fake
Com foco no combate à desinformação, a editoria Alagoas Sem Fake verifica, todos os dias, mensagens e conteúdos compartilhados, principalmente em redes sociais, sobre assuntos relacionados ao novo coronavírus em Alagoas. O cidadão poderá enviar mensagens, vídeos ou áudios a serem checados por meio do WhatsApp, no número: (82) 98161-5890
Veja também
Últimas notícias
Governo publica lei que torna comunicação pública mais clara e simples
Hemoal faz coletas de sangue em Santana do Ipanema e União dos Palmares, nesta terça (18)
Guarda Municipal prende suspeitos de furtar tapumes na Praça Sinimbu
Governo de AL publica lista de documentos para aprovados do concurso da saúde
Corpo de médico assassinado pela ex-esposa é liberado do IML de Arapiraca
Ministério Público exige fim de convênio que expôs alunos a riscos em escolas de Alagoas
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
