É falso que Pam Salgadinho faz exames sem liberação do CORA em pessoas com Covid-19
Prefeitura afirma que nenhum exame é feito sem passar por regulamentação ou fluxos definidos pelo Município
Em vários grupos de WhatsApp de Alagoas circula uma mensagem dizendo que pacientes diagnosticados com Covid-19 podem fazer exames de tomografia e eletrocardiograma no Pam Salgadinho sem precisar de liberação do Cora, o Complexo Regulador de Maceió. A informação é falsa.
“No caso da Tomografia, só necessita trazer APAC, preenchida e assinada pelo(a) médico(a) e juntamente com o cartão SUS e um documento pessoal, a apac não precisa está liberada pelo cora, agora só serve se for pra pacientes do covid essa situação, e o Eletro com a guia médica e a justificativa assinada pelo médico todas essas informações foram passadas pelo coordenador do bloco”, diz um trecho da mensagem.
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) disse que as informações não procedem e esclareceu que nenhum exame é feito sem passar por regulamentação ou fluxos definidos pelo Município. O CORA é um sistema usado pelo município para a marcação de consultas e exames pelo SUS.
No caso de pacientes com sintomas da Covid-19, a secretaria ressaltou que o atendimento é diferenciado: “Os usuários que tiverem a indicação médica para a realização desses exames serão encaminhados das unidades de referência em síndromes gripais e das UPAs geridas pelo Município (Benedito Bentes e Trapiche), portando formulário devidamente assinado que será entregue na unidade executante [que irá realizar os exames], que pode ser o PAM Salgadinho ou Hospital Sanatório”, disse.
Ainda de acordo com a secretaria, a intenção desse atendimento diferenciado é evitar a demora na realização dos procedimentos e aglomerações de casos suspeitos ou confirmados da doença.
Alagoas Sem Fake
Com foco no combate à desinformação, a editoria Alagoas Sem Fake verifica, todos os dias, mensagens e conteúdos compartilhados, principalmente em redes sociais, sobre assuntos relacionados ao novo coronavírus em Alagoas. O cidadão poderá enviar mensagens, vídeos ou áudios a serem checados por meio do WhatsApp, no número: (82) 98161-5890
Veja também
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
