É falso e-mail que pede atualização de assinatura eletrônica da Caixa Econômica
Em nota, o banco disse que não envia e-mails ou mensagens pedindo informações, nem realiza ligações para os cidadãos
Um e-mail, supostamente enviado pela Caixa Econômica Federal, pedindo a atualização da assinatura eletrônica está sendo recebido por várias pessoas. Segundo o texto do e-mail, o procedimento seria obrigatório e motivado pela pandemia de coronavírus. A Caixa alerta que a informação é falsa. Em nota, o banco disse que não envia e-mails ou mensagens pedindo informações, nem realiza ligações para os cidadãos.
O e-mail falso diz: “Devido ao isolamento social pelo surto do novo coronavírus, a Caixa Econômica Federal solicita uma atualização obrigatória da sua Assinatura Eletrônica. Para confirmar utilize abaixo o botão CONFIRMAR e efetue a validação”.
A Caixa Econômica faz um alerta para que o cliente não clique em links enviados em nome da instituição: "Qualquer tentativa de contato com o cidadão caracteriza-se como uma tentativa de fraude e deve ser desconsiderada, bloqueada e reportada aos órgãos fiscalizadores competentes”, diz a nota.
Órgãos do Governo, Polícia Federal, lojas de aplicativos e a própria Caixa monitoram e bloqueiam serviços falsos, criados com o intuito de causar danos ou golpes à população. De acordo com dados repassados pelo banco, 60 sites e aplicativos fraudulentos foram desativados em pouco menos de um mês.
A orientação é que o cidadão fique atento aos aplicativos e serviços oferecidos em meios não oficiais sobre o Auxílio Emergencial e a pandemia do coronavírus, sobre registro para receber vacinação e itens de proteção, como máscaras e álcool em gel, e até mesmo sobre o agendamento para testes de Covid-19.
“É muito importante que os cidadãos utilizem única e exclusivamente os canais oficiais da CAIXA ou do Governo para buscar informações e acesso aos serviços. Neles são utilizados fatores complementares de segurança baseados em informações, código de verificação, além do próprio dispositivo para garantir o devido nível de segurança do processo”, enfatiza o banco.
Alagoas Sem Fake
Com foco no combate à desinformação, a editoria Alagoas Sem Fake verifica, todos os dias, mensagens e conteúdos compartilhados, principalmente em redes sociais, sobre assuntos relacionados ao novo coronavírus em Alagoas. O cidadão poderá enviar mensagens, vídeos ou áudios a serem checados por meio do WhatsApp, no número: (82) 98161-5890.
Veja também
Últimas notícias
Governo publica lei que torna comunicação pública mais clara e simples
Hemoal faz coletas de sangue em Santana do Ipanema e União dos Palmares, nesta terça (18)
Guarda Municipal prende suspeitos de furtar tapumes na Praça Sinimbu
Governo de AL publica lista de documentos para aprovados do concurso da saúde
Corpo de médico assassinado pela ex-esposa é liberado do IML de Arapiraca
Ministério Público exige fim de convênio que expôs alunos a riscos em escolas de Alagoas
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
