"Tivemos uma queda de 38% na arrecadação municipal em abril", diz Rui Palmeira
Apesar disso, Prefeito acredita que não é hora de reabrir o comércio, pois 80% das UTIs estão lotadas
Nessa segunda-feira (08), em entrevista ao Programa Na Mira da Notícia, da 96 Fm, o Prefeito de Maceió, Rui Palmeira, fez um balanço sobre os três meses de quarentena. Segundo ele, a arrecadação do município, que já vinha sofrendo dificuldades devido aos problemas com os bairros do Pinheiro, Mutange e Bebedouro, teve uma queda de 38% no mês de abril. O Prefeito está contando com a ajuda federal para estados e municípios, pois segundo ele, a situação é crítica.
"Boa parte da arrecadação municipal vem dos impostos sobre consumo e do ICMS, a nível estadual. Com a diminuição por conta da quarentena, houve queda na arrecadação municipal. Apesar disso, ainda não acho que é a hora de reabrirmos totalmente o comércio, pois 80% das UTIs estão lotadas. Tenho conversado, juntamente com o governador, com a Associação Comercial e a Fecomércio, e estamos elaborando um plano para reabertura comercial, mas com os devidos cuidados, já que a situação ainda está complicada.", argumentou Rui Palmeira.
Sobre a situação do Coronavírus em Maceió, o Prefeito cita que a primeira medida tomada por ele, em parceria com o governo estadual, foi aumentar os leitos de UTI para Covid-19, tanto em Hospitais públicos, como em Hospitais privados. "Se não tivéssemos agido rápido, há um mês atrás teríamos entrado em colapso. Também inauguramos quatro unidades sentinelas nos bairros da Santa Amélia, Graciliano Ramos, Novo Mundo e Jacarecica. Esses locais tratam de síndromes gripais e fazem testes rápidos para Covid-19. Porém, percebemos que alguns testes rápidos estavam dando falsos negativos, por isso, se alguém chegar com determinados sintomas, mandamos logo para realizar um Raio-X ou Tomografia, para ver como estão os pulmões. No teste mais correto, o resultado demora uma semana, mas não temos tempo a perder.", citou.
E sobre o isolamento social, que no primeiro mês estava em 70%, mas no último final de semana esteve em 34%, Rui Palmeira cita que tem que ir da consciência de cada pessoa. "Não dá para fiscalizar cada local da cidade, infelizmente. Os países e estados que fizeram um isolamento mais rigoroso agora podem reabrir os bares, shoppings e restaurantes. Temos que ficar em casa, pois esse é o único remédio no momento. Antes, tinha muita gente passeando na orla, fazendo exercício em grupos, quando fechamos diminuiu um pouco, mas ainda é necessário a consciência coletiva. Acredito que todo maceioense conheça alguém que está com Covid ou teve a doença e precisou de um atendimento médico, que tem ficado cada vez mais complicado nas últimas semanas. Por isso, bato na tecla de ficarmos em casa, para que possamos reabrir mais rapidamente o comércio", finalizou o Prefeito.
Veja também
Últimas notícias
MPAL recebe delegadas de Proteção à Criança e ao Adolescente e apoia reestruturação de delegacia
Atalaia se prepara para uma noite de encanto, luz e emoção no dia 30 de novembro
Motta pressiona, mas PT e PL veem ser necessário adiar o PL Antifacção
Ação + Centro Novo leva dezenas de serviços gratuitos e atendimentos itinerantes à Praça Bom Conselho nesta terça (18)
Estudante de 17 anos morre após passar mal durante atividade física em escola de Palmeira dos Índios
Hackathon para mulheres abre inscrições para soluções de impacto em AL
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
