Banco de Leite Humano do Hospital Universitário precisa de doações
Estoque está abaixo da média

O Hospital Universitário (HU-Ufal) solicita doação de leite humano para manter o estoque, que está abaixo da média. A necessidade é para suprir as demandas do HU com os recém-nascidos prematuros ou com patologias, que necessitam de atendimento na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) ou na Unidade de Cuidados Intensivo (UCI) da instituição.
“Neste momento, é importante a doação, pois os casos de prematuridade e recém-nascidos persistem no Hospital”, afirma a coordenadora do Banco de Leite do HU, Rosângela Simões.
No geral, o Hospital Universitário disponibiliza, para mães que não estão internadas no HU, dois meios para realização de doação do alimento. Tanto as mães podem ir até o Hospital para doar quanto podem coletar o leite em casa, para que o HU faça a busca no domicílio de quem realiza o ato de solidariedade.
“Doar leite assegura a manutenção da vida”, frisa a coordenadora do Banco de Leite.
No momento, o serviço de coleta de leite das mães não internas, que teriam que se deslocar das suas casas para o Banco de Leite do HU, está suspenso. A única opção atualmente é de busca do alimento na residência da doadora.
HU e a coleta em domicílio
Interessadas podem ligar para o (82) 3202- 3945, para receber orientações de como realizar a doação. A doadora precisa preencher alguns pré-requisitos, como ter exames laboratoriais realizados durante o pré-natal e estar com a saúde em dia. Caso elas não tenham recipiente de vidro de tampa rosqueada, como de café solúvel, adequado para depositar o alimento, o Hospital também levará a sua residência.
O leite doado, posteriormente, passará por um processo de análise e processamento. Somente, depois das verificações, o leite será encaminhado para os bebês que necessitam.
Benefícios para as doadoras
A doação de leite materno além de trazer benefícios para os recém-nascidos também colabora para a manutenção da saúde da doadora. Por não correr o risco de acumular leite humano produzido em excesso, quem doa possui menos risco de desenvolver mastite, inflamação das glândulas mamárias, que deixam os seios doloridos e endurecidos.
Algumas mães deixam de doar com medo de que o leite deixe de ser produzido. A coordenadora do Banco de Leite do HU afirma que isso é um mito. “Quanto mais a mãe estimular a produção do leite, mais ela produzirá, salienta a coordenadora”.
Veja também
Últimas notícias

Homem é preso por ameaçar ex-companheira e filha de 4 anos em Arapiraca

Suspeito de agredir mulher com martelo é preso ao tentar invadir a casa dela, em Maceió

Polícia apreende armas e drogas na Barra de Santo Antônio

Homem é preso após disparar arma de fogo contra parede de bar em Arapiraca

Homem é procurado após tentar matar esposa com pedra e fugir, em Maceió

Suspeito de sequestrar sobrinha de sete anos é preso em São Paulo
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
