Banco de Leite Humano do Hospital Universitário precisa de doações
Estoque está abaixo da média
O Hospital Universitário (HU-Ufal) solicita doação de leite humano para manter o estoque, que está abaixo da média. A necessidade é para suprir as demandas do HU com os recém-nascidos prematuros ou com patologias, que necessitam de atendimento na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) ou na Unidade de Cuidados Intensivo (UCI) da instituição.
“Neste momento, é importante a doação, pois os casos de prematuridade e recém-nascidos persistem no Hospital”, afirma a coordenadora do Banco de Leite do HU, Rosângela Simões.
No geral, o Hospital Universitário disponibiliza, para mães que não estão internadas no HU, dois meios para realização de doação do alimento. Tanto as mães podem ir até o Hospital para doar quanto podem coletar o leite em casa, para que o HU faça a busca no domicílio de quem realiza o ato de solidariedade.
“Doar leite assegura a manutenção da vida”, frisa a coordenadora do Banco de Leite.
No momento, o serviço de coleta de leite das mães não internas, que teriam que se deslocar das suas casas para o Banco de Leite do HU, está suspenso. A única opção atualmente é de busca do alimento na residência da doadora.
HU e a coleta em domicílio
Interessadas podem ligar para o (82) 3202- 3945, para receber orientações de como realizar a doação. A doadora precisa preencher alguns pré-requisitos, como ter exames laboratoriais realizados durante o pré-natal e estar com a saúde em dia. Caso elas não tenham recipiente de vidro de tampa rosqueada, como de café solúvel, adequado para depositar o alimento, o Hospital também levará a sua residência.
O leite doado, posteriormente, passará por um processo de análise e processamento. Somente, depois das verificações, o leite será encaminhado para os bebês que necessitam.
Benefícios para as doadoras
A doação de leite materno além de trazer benefícios para os recém-nascidos também colabora para a manutenção da saúde da doadora. Por não correr o risco de acumular leite humano produzido em excesso, quem doa possui menos risco de desenvolver mastite, inflamação das glândulas mamárias, que deixam os seios doloridos e endurecidos.
Algumas mães deixam de doar com medo de que o leite deixe de ser produzido. A coordenadora do Banco de Leite do HU afirma que isso é um mito. “Quanto mais a mãe estimular a produção do leite, mais ela produzirá, salienta a coordenadora”.
Veja também
Últimas notícias
Sine Maceió oferece 200 vagas Call Center para trabalho home office
Confira os campeões do 32º Festival Municipal de Bumba Meu Boi
Corações da Paz nas Escolas leva diversos serviços gratuitos ao Benedito Bentes
Saúde de Maceió imuniza quase 34 mil animais no segundo dia de vacinação antirrábica
Festa do servidor é comemorada com almoço, premiação e muita música em Palmeira dos Índios
Furacão Melissa se aproxima da Jamaica com ventos de categoria cinco
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
