Hemoal não abre para doação de sangue no feriado de Corpus Christi
Unidades Maceió e Arapiraca funcionam apenas para liberar hemocomponentes e atender hemofílicos
Em decorrência do feriado nacional de Corpus Christi, o Hemocentro de Alagoas (Hemoal) não irá funcionar para doação de sangue nesta quinta-feira (11). O atendimento nas unidades Maceió e Arapiraca será apenas interno, em regime de plantão, para liberar hemocomponentes às maternidades e hospitais públicos do Estado, além de atender pacientes hemofílicos que necessitem de assistência emergencial.
Na sexta-feira (12), as doações de sangue poderão ser realizadas normalmente em seus horários habituais. Na Unidade Maceió, localizada na Rua Dr. Jorge de Lima, no bairro Trapiche, o atendimento ocorre das 7h às 18h e, no sábado, das 8h às 12h. Já na Unidade Arapiraca, situada na Rua Desportista Ernesto Alves Siqueira, no bairro Centro, o funcionamento ocorre das 7h30 às 17h30.
Além de ter boa saúde, os voluntários que desejem se candidatar à doação de sangue, devem ter peso superior a 50 quilos e idade entre 16 e 69 anos, conforme estabelece portaria do Ministério da Saúde (MS). É necessário, ainda, se dirigir ao Hemoal portando um documento de identificação com foto, a exemplo da Carteira de Identidade.
Já no caso dos menores de 18 anos, a doação só é permitida mediante o acompanhamento dos pais ou de um responsável direto. Ainda de acordo com o Ministério da Saúde (MS), ficam impedidas de doar sangue as pessoas que tenham contraído Doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 10 anos.
Quanto às gestantes e lactentes, também há o impedimento e, para os doadores habituais que irão repetir o procedimento, deve ser respeitado um prazo. No caso dos homens, o intervalo entre uma doação e outra é de dois meses; já as mulheres, só podem voltar a doar sangue após três meses da última doação.
Últimas notícias
Mulher é morta a tiros dentro de residência em Penedo; companheiro PM é suspeito
Fã detalha encontro com Elize Matsunaga em São Paulo: “Eu gelei”
Vereadora causa polêmica ao criticar doação de quentinhas no Natal
Igreja cobra R$ 380 em show natalino milionário e é criticada
Homem com mandado de prisão é detido pelo Pelopes durante patrulhamento em Colônia Leopoldina
Polícia atende denúncia de maus-tratos, mas ocorrência é descartada em Messias
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
