Rodrigo Cunha pede urgência na aprovação de projeto que obriga transparência a dados da pandemia
PL é de autoria do senador alagoano
O senador Rodrigo Cunha fez nesta quarta-feira (10) um pronunciamento em que pede urgência na aprovação do projeto de sua autoria que obriga o governo a divulgar integralmente e em tempo real todos os dados referente à pandemia e a criar um Plano Nacional de Gestão de Combate ao Coronavírus. É o PL 3160, apresentado por ele ao Senado na semana passada.
O senador critica a mudança de metodologia na divulgação de dados nos informes do Ministério da Saúde, que tirou do ar, por vários dias, os números acumulados de mortes e casos da doença no Brasil. Após decisão do Supremo Tribunal Federal, a pasta voltou a informar ontem esses dados. Para Rodrigo, no entanto, é importante que isso esteja consolidado em lei para que os cidadãos não sejam prejudicados com falhas na prestação de informações que são fundamentais em tempos de calamidade.
“As comunicações, que no início da pandemia eram irretocáveis do ponto de vista da transparência, deixaram de conter dados importantes, como o número acumulado de casos e mortes, deixando de informar integralmente a real situação dessa terrível doença que assola nosso país. Esses dados são fundamentais para que os governos estaduais e municipais possam organizar suas estratégias de combate à doença e para que a população saiba a real dimensão dessa tragédia. É assim que todos os países democráticos têm agido”, discursou Rodrigo.
O senador alagoano elogiou a iniciativa do consórcio formado pelos maiores jornais e sites do país para buscarem diretamente junto às secretarias de saúde estaduais os números atualizados da pandemia, e assim suprir as falhas nas informações do governo federal. Recentemente, Rodrigo relançou a ferramenta Monitora Alagoas, na qual o cidadão pode buscar todas as informações sobre a Covid nos 102 municípios alagoanos.
Veja também
Últimas notícias
Mulher é morta a tiros dentro de residência em Penedo; companheiro PM é suspeito
Fã detalha encontro com Elize Matsunaga em São Paulo: “Eu gelei”
Vereadora causa polêmica ao criticar doação de quentinhas no Natal
Igreja cobra R$ 380 em show natalino milionário e é criticada
Homem com mandado de prisão é detido pelo Pelopes durante patrulhamento em Colônia Leopoldina
Polícia atende denúncia de maus-tratos, mas ocorrência é descartada em Messias
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
