Rodrigo Cunha defende projeto que obriga governo a dar transparência a dados da Covid-19
“Num momento como este, os dados devem ser 100% abertos", afirmou o Senador

O senador Rodrigo Cunha foi o entrevistado do programa CNN 360 desta terça-feira (09) para falar sobre o Projeto de Lei de sua autoria que cria um Plano Nacional de Gestão de Combate ao Coronavírus e obriga a União a prestar todos os dados relativos à pandemia. O projeto ganha ainda mais importância neste momento, em que houve omissão, por parte do Ministério da Saúde, dos dados consolidados de casos e mortes pelo coronavírus.
Esses números constavam dos informes diários divulgados pela pasta desde o início da crise, e na semana passada foram suprimidos, gerando confusão e falhando com a transparência exigida do Estado. À CNN, o senador Rodrigo disse que o projeto vem para preencher lacunas importantes durante a crise, que é uma coordenação por parte do Governo Federal, e a prestação de contas à sociedade de forma integral e ininterrupta.
“Num momento como este, os dados devem ser 100% abertos. Por isso não há espaço para que o governo mude a metodologia enquanto a pandemia avança. O povo tem de ser bem informado e sentir segurança nos números do governo. Qualquer mudança de metodologia, ou tentativa de maquiar mortes, diminui a credibilidade de nossas instituições. Por isso uma legislação garantindo a transparência ajudaria a informar melhor o país. Essa é a intenção do nosso projeto”, pontuou o senador alagoano.
Rodrigo avaliou que no início da pandemia a comunicação dos dados pelo Ministério da Saúde era irretocável do ponto de vista da transparência, e que é imprescindível que haja atualização dos dados em tempo real e de forma integral, para que a população se sinta segura quanto às informações prestadas pelo governo e para que estados e municípios também possam programar suas estratégias de combate à crise. Ele destacou que falta maior integração entre os diferentes entes da Federação, e que é preciso sanar esse problema.
Além da questão da transparência, o projeto também compele o governo a apresentar um Plano Nacional de Gestão de Combate ao Coronavírus, algo que, passados mais de três meses do início da crise, ainda não aconteceu. O texto prevê a criação de um conselho de monitoramento para acompanhar as ações de enfrentamento à emergência de saúde pública, bem como um centro de inteligência de dados abertos disponível a todos os cidadãos.
O projeto visa a, por um lado, evitar que informações que são vitais neste momento sejam maquiadas ou escondidas. E por outro exige que a União apresente e execute uma estratégia de enfrentamento da crise, que já ceifou a vida de mais de 37 mil brasileiros.
Veja também
Últimas notícias

Família pede ajuda para localizar gatinho que desapareceu no bairro Benedito Bentes, em Maceió

Câmara encerra semestre com 100 projetos aprovados e mais de duas mil indicações

Prefeitura de Palmeira dos Índios apoia Tiro de Guerra com novos investimentos em segurança

Mutirão “Água, Luz e Direitos” leva cidadania à comunidade Vila Maria

Quadrilha junina Chapéu de Couro representa Penedo na 22ª edição do circuito alagoano da LIQAL

Vale da Lua se manifesta após “balada sunset” em cachoeira viralizar
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
