Prefeitura reforça campanha de combate ao trabalho infantil
O dia 12 de junho, Dia Mundial contra o Trabalho Infantil, foi instituído pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) em 2002

Hoje, 12 de junho, é comemorado o Dia Nacional de Combate ao Trabalho Infantil. A Prefeitura de Maceió está apoiando a campanha promovida pelo Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI), que pretende mobilizar a população e alertar para o risco de crescimento do trabalho infantil durante a pandemia do novo coronavírus. Este ano o tema da campanha é“‘Covid-19: agora, mais do que nunca, protejam crianças e adolescentes do trabalho infantil”.
Como parte da campanha, a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e outros órgãos municipais estarão atuando para conscientizar a população sobre o combate ao trabalho infantil, especialmente nessa época de pandemia.
Segundo Liranise Alves, coordenadora de Enfrentamento ao Trabalho Infantil da Semas, as ações programadas para este ano têm o objetivo de sensibilizar a população e motivar a reflexão sobre as consequências do trabalho infantil. “Queremos mostrar como a pandemia da Covid-19 tem afetado também milhares crianças e adolescentes e suas famílias, aumentando os índices de trabalho infantil”, destacou a coordenadora.
De acordo com o secretário municipal de Assistência Social, Henrique Alves Pinto, Maceió tem um trabalho permanente de combate ao trabalho infantil. “As equipes da Semas fazem a identificação por busca ativa, com as equipes do Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas) e do Peti Violante – que é um projeto para identificar crianças e adolescentes em vulnerabilidade social que estejam trabalhando – , oferecendo encaminhamentos adequados às famílias e diminuindo a incidência de trabalho infantil e juvenil na capital. Neste momento de pandemia, a equipe da Semas continua atuando e a população pode denunciar casos de trabalho infantil nos Centros de Atendimento Especializado de Assistência Social (Creas), via telefone convencional, whatsapp e por e-mail”, explicou Henrique.
Entre as ações da campanha, a Coordenação Geral de Enfrentamento ao Trabalho Infantil da Semas está produzindo um vídeo com o artista alagoano Chameguinho, que será veiculado este mês. O cantor interpretará uma música em ritmo junino abordando a temática. O vídeo será divulgado nas redes sociais, rádio e TVs. A Semas também distribuirá máscaras com a logo da campanha para servidores e parceiros, além das crianças e adolescentes assistidos nas unidades.
Também haverá a divulgação da campanha durante as lives de artistas locais promovidas pela Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC). Os profissionais da Secretaria Municipal de Educação (Semed) estão também fazendo a sua parte, divulgando a campanha durante as videoconferências realizadas entre os técnicos.
A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) iniciou também uma campanha de conscientização nos principais terminais de ônibus da capital e na frota de coletivos que fazem parte do Sistema Integrado de Mobilidade de Maceió (SIMM). Foram fixados cartazes da campanha nos equipamentos públicos de embarque de passageiros de Maceió e em toda frota de ônibus do SIMM.
O dia 12 de junho, Dia Mundial contra o Trabalho Infantil, foi instituído pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) em 2002, data da apresentação do primeiro relatório global sobre o trabalho infantil na Conferência Anual do Trabalho. Desde então, anualmente a OIT convoca a sociedade, os trabalhadores, os empregadores e os governos do mundo todo a se mobilizarem contra o trabalho infantil.No Brasil, o 12 de junho foi instituído como o Dia Nacional de Combate ao Trabalho Infantil pela Lei Nº 11.542/2007.
Neste período de pandemia do novo coronavírus, a população pode denunciar casos de trabalho infantil nos Centros de Atendimento Especializado de Assistência Social (Creas).
– Creas Paefi Jatiúca
E-mail: [email protected] whatsapp 3312-5963
– Creas Paefi Poço
E-mail: [email protected] whatsapp 3312-5964 / 98752-9843
– Creas Paefi Benedito Bentes
Whatsapp 3312-5961
– Creas Paefi Orla Lagunar
E-mail [email protected] whatsapp 3312-5962
– Creas Santa Lúcia
E-mail [email protected] whatsapp 3312-5965
Veja também
Últimas notícias

Idoso diabético com histórico de amputações necessita de doações de sangue urgente

Humanização e direitos das pessoas com autismo são discutidos durante evento em São Sebastião

Socioeducando foge da Unidade de Internação de Menores, em Pilar

Polícia Civil prende suspeito de homicídio ocorrido no bairro Cidade Universitária

Prefeitura de Penedo usa audiovisual e teatro para conscientizar estudantes sobre o sarampo

Prefeitura de Penedo investe na qualificação do funcionalismo com cursos no Laboratório Oxe Tech
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
