Moradores denunciam abandono de cemitério em Olivença
Desde enchente do rio Ipanema, sepulturas estão danificadas e local está sem energia
Os moradores do povoado Vila Nova, na zona rural de Olivença, denunciam descaso da prefeitura em relação à manutenção do cemitério que atende a comunidade. Alguns dos túmulos estão danificados, o local está sem energia elétrica e tomado pelo mato desde o mês de abril, quando as enchentes do rio Ipanema provocaram inundações no local.
“Na terça-feira, dia 9, minha mãe foi sepultada e foi necessário que uma pessoa entrasse com a moto no cemitério para o farol clarear o local, porque já era noite e lá não tem mais iluminação”, afirmou José Nilson, morador da localidade. De acordo com ele, a mãe tinha problemas de saúde e não morreu de Covid-19.
Segundo ele, a enchente do rio danificou algumas sepulturas, além de derrubar os postes de energia. “Quando chega a noite, o local fica totalmente escuro. A Equatorial veio depois e consertou a rede, mas o cemitério ficou sem energia. A gente não sabe se isso é responsabilidade da Equatorial ou se é a prefeitura que tem que instalar novos postes de iluminação”, ressaltou.
Além desses problemas, o local também passou a ser tomado pelo mato e até mesmo vereador passou a cobrar providências da prefeitura contra o abandono. “Dou 30 dias para o prefeito tomar as providências, senão eu mesmo faço”, afirmou o vereador Antônio Agostinho, em suas redes sociais.
A reportagem entrou em contato com a assessoria de comunicação da prefeitura de Olivença, que ficou de se posicionou sobre a situação por meio de nota, informando que, após as enchentes, o cemitério passou por uma limpeza e que o município tem um projeto para execução de obra no local.
Veja a nota na íntegra:
Justificativa técnica sobre o não começo das obras de recuperação do cemitério de vilinha, zona rural do município de Olivença:
Todo o levantamento físico das avarias acontecidas devido as ultimas enchentes e custo para a recuperação física do cemitério foram levantados! o município está em processo de contratação da empresa para que seja iniciado de imediato as obras. Como solução de continuidade algumas medidas já foram tomadas, com a limpeza das arvores, entulhos, partes dos muros foram removidos.
a etapa de recuperação sofre ainda outrossim no que tange o cheirume originado pelos restos mortais das covas atingidas, que são fonte de contágios de doenças, alem das chuvas intensas que toda a região vem sofrendo.A administração pública municipal, na pessoa do prefeito José Arnaldo tem procurado solucionar este problema com zelo de toda a verba pública que será utilizada. As obras não são de cunho particular, e sim pública, isto tem um rito processual diferente: não só projeto básico de engenharia, mas os procedimentos de contração exigem do administrador, um ritual diferente, para que em uma eventual fiscalização a prefeitura esteja dentro das normas de contratação públicas virgentes no país, desta forma que todo o processo de contrato dos serviços tenha a legalidade necessária.
A ignorância e falta de preparo de alguns que ocupam o cargo de fiscalização da administração pública municipal não se justifica!
Já que quando nós assumimos um cargo público como fiscal do município, devemos pelo menos saber ou procurar a secretaria ou o próprio gestor para saber qual a providencia que está sendo executada! Em um momento ímpar como estamos vivendo, é inadmissível e condenável que o membro de um poder, que tem com uma das suas prerrogativas fiscalizar, utiliza-se de uma fato como este para se promover em cima de restos mortais, fazendo críticas a administração municipal, não observando e nem tomando conhecimento das providencias que estão sendo tomadas, desconhecendo inclusive tudo o que está sendo feito no município.
Veja também
Últimas notícias
Buraco se abre no meio da rua, engole avenidas e cria cena de terror na China
MPF recomenda medidas para proteger APA de Piaçabuçu durante Carnaval
Policiais militares salvam bebê engasgado durante patrulhamento no Benedito Bentes
Polícia Civil avança nas investigações sobre acidente com ônibus de romeiros com extração de dados do GPS
[Vídeo] Meses após denúncia, risco de queda de poste continua preocupando morador em Feira Grande
Polícia prende homem acusado de furtar equipamentos de internet em mais de 20 cidades de Alagoas
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
