É falsa afirmação sobre o ‘coronavírus’ ser causado ‘por avanço da Covid-19’
Os dois termos se referem ao mesmo vírus

Circula em grupos de WhatsApp, em Alagoas, um áudio com informações falsas sobre o desenvolvimento da Covid-19, que aconteceria de forma progressiva até se transformar em “coronavírus”. No áudio, uma mulher - que diz ter testado positivo para a Covid-19 - afirma que ela pode avançar do que seria o estágio 19 até o 35. Todas as informações contidas neste áudio são falsas.
“(...) Vai aumentando até virar ‘coronavírus’, que é onde já não tem mais jeito. Por isso eles me liberaram de lá o mais rápido possível, pra mim não ser contaminada com o ‘coronavírus’. (...) É desse jeito: vem o Covid e conforme o Covid, vai virando ‘coronavírus’. Ele vai aumentando os graus. Vai do 19... Acho que até o 30, ou é 35, e já vai para o ‘coronavírus’”, diz parte do áudio.
Segundo a Organização Pan Americana de Saúde (OPAS), existem sete tipos de coronavírus já identificados em todo o mundo, que geralmente são responsáveis por causar resfriados comuns, mas nenhum deles se desenvolve em escala progressiva como sugere o áudio.
“Ao todo, sete coronavírus humanos (HCoVs) já foram identificados: HCoV-229E, HCoV-OC43, HCoV-NL63, HCoV-HKU1, SARS-COV (que causa síndrome respiratória aguda grave), MERS-COV (que causa síndrome respiratória do Oriente Médio) e o mais recente, o novo coronavírus”, explicou a OPAS.
Para diferenciar dos outros tipo de coronavírus já existentes, a Organização Mundial da Saúde (OMS) deu ao novo coronavírus uma nomenclatura temporária, Sars-CoV-2, que significa síndrome respiratória aguda grave – coronavírus 2. O nome Covid-19, atribuído à doença causada pelo Sars-CoV-2, foi oficializado pela OMS em fevereiro deste ano, e vem de Corona Virus Disease (Doença do Coronavírus), enquanto que “19” se refere ao ano do surgimento dos primeiros casos, em dezembro do ano passado, em Wuhan, região da China.
A infectologista Mardjane Lemos ressalta que, além de não existir a evolução da Covid-19 até o estágio 35, como sugere a mensagem, apesar de os nomes serem diferentes (coronavírus para o vírus e Covid-19 para a doença) o vírus é o mesmo. “O que vai determinar a evolução ou não para outras fases complicadas é a própria reação do organismo e/ou a presença de fatores de risco - como quem tem doenças crônicas e principalmente os que não se cuidam ou não estão bem controlados - que podem evoluir para as fases mais complicadas. Mas o vírus é o mesmo”, explicou.
Veja também
Últimas notícias

Hospital de Emergência promove sensibilização para reforço da vigilância epidemiológica
Cenipa investiga razões de pane em avião agrícola que fez pouso forçado na cidade de Pilar

Deputados aprovam título de cidadã honorária para primeira-dama de Maceió

Vereador pede isenção de IPTU para autistas, mas não apresenta estudo com impacto econômico

Projeto de Lei na Câmara de Maceió regulamenta uso de celulares em escolas

SMTT intensifica fiscalização no canteiro central da Rua Engenheiro Camilo Collier, em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
