Governo de Alagoas e AMA firmam parceria para entrega de RGs durante pandemia
Ação inédita deverá entregar mais de 40 mil carteiras de identidade em 100 municípios do estado
O Governo de Alagoas tomou diversas medidas para garantir a saúde da população nesse período de pandemia, uma delas foi o fechamento de todos os postos do Instituto de Identificação. Por serem locais de aglomeração poderiam ser tornar espaços de contaminação pelo novo coronavírus. Nesse mesmo viés preventivo, o poder executivo vem realizando estudos para garantir o acesso das pessoas aos vários serviços públicos do estado.
Uma dessas iniciativas foi acionar o Instituto de Identificação para que fosse firmado uma parceria inédita com a Associação dos Municípios Alagoanos (AMA). Na ação, o Instituto realizou a triagem de todo passivo do banco de RGs do Estado, mais de 40 mil carteiras de identificação e separou os documentos em lotes por municípios, e as prefeituras associadas a AMA, irão entregar esses respectivos documentos aos seus requerentes.
Segundo Roney Presbítero, superintendente do Instituto de Identificação, a iniciativa partiu do próprio governador do Estado Renan Filho que fez questão de entrar em contato com a presidência da AMA. A ideia de separar por município surgiu após a suspensão do translado intermunicipal como combate ao COVID-19. A interrupção no uso do transporte dificultou o deslocamento dos requerentes para os postos de origem onde solicitaram o documento, sendo moradores de outros municípios.
“A ação consistiu no recolhimento de todos os RGs que estavam nos postos de identificação espalhados pelo estado, a sua triagem e separação por município, a catalogação desses documentos em lotes e a entrega deles a AMA. A associação então fará a entrega a cada gestor municipal que será responsável pelo repasse desses documentos aos cidadãos dos seus municípios. Lógico que obedecendo os decretos governamentais, de evitar aglomeração e de distanciamento social”, explicou Roney Presbítero.
Arapiraca e Maceió
Nesse primeiro momento, 100 municípios alagoanos serão contemplados com essa parceria. A exceção são os municípios de Arapiraca e Maceió, devido ao fluxo amplo de demandas de combate a pandemia. Por serem grandes centros populacionais tornou-se inviável desenvolver uma atividade paralela, que poderia ocasionar aglomerações de pessoas devido ao volume maior de documentos, diferentemente dos municípios menores.
“Já concluímos a triagem, e essa semana, após uma rigorosa conferência desses documentos no Instituto de Identificação, estamos entregando os lotes de municípios a AMA. Devido ao grande número de identidades, os municípios de Maceió e Arapiraca, ficarão para uma próxima fase, onde deveremos realizar uma ação separada, provavelmente um mutirão, para entregar também esses documentos”, afirmou o Presbítero.
A AMA estabeleceu um calendário e a partir da próxima semana começará a entregar por regiões do Estado os lotes com as carteiras de identidade para cada município. Caberá ao gestor municipal encontrar a melhor maneira de entregar aos requerentes que solicitaram a sua carteira de identidade antes do fechamento da rede de postos por conta da pandemia do coronavírus.
Veja também
Últimas notícias
Palmeira dos Índios é única cidade de Alagoas a receber Prêmio de Inclusão Socioeconômica em Brasília
Penedo sedia encontro nacional dos Conselhos Municipais de Educação
Famílias de São Sebastião são beneficiadas com títulos de propriedade de imóveis
PL de Renan Calheiros avança no Senado com linha de crédito especial para produtores rurais endividados
Polícia desmancha depósito e apreende mais de 18kg de drogas no bairro São Luiz em Arapiraca
João Vicente explica escolha de Tino Marcos para novo projeto do Porta
Vídeos e noticias mais lidas
Publicado edital para o concurso do Detran; veja cargos e salários
Jovem é expulso após ser flagrado se masturbando dentro de academia de Arapiraca
Após demissão de Moro, Bolsonaro fará declaração às 17h
Mototaxista é assassinado a tiros em São Luís do Quitunde
