SMTT autua e remove veículos clandestinos durante fiscalização
Operação ocorreu nos bairros do Pontal, Trapiche da Barra, Centro e Tabuleiro do Martins
Nessa quarta-feira (24), os bairros do Pontal, Trapiche da Barra, Centro e Tabuleiro do Martins receberam mais uma etapa da operação de fiscalização para retirar de circulação das vias de Maceió os veículos que realizam o transporte clandestino. Durante os trabalhos, os agentes do Grupamento de Ações Táticas de Transporte (GATT) da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) autuaram e removeram cinco automóveis.
Realizar o transporte clandestino é uma infração de natureza gravíssima, segundo determina o artigo 231, inciso VIII, do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). O condutor flagrado efetuando o transporte pirata recebe multa no valor de R$ 293,47 e perde sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Os veículos que são autuados também são removidos ao pátio da empresa Transguard, de onde só são liberados após os proprietários se regularizarem junto ao Município.
“A SMTT possui um canal direto onde o maceioense pode denunciar o transporte clandestino. Caso seja detectado o transporte remunerado irregular de passageiro, o cidadão deve ligar para o Núcleo de Operações Integradas (NOI), no número 3312-5340. O serviço funciona 24 horas, todos os dias da semana. As equipes estão sempre prontas para atender aos chamados da população e garantir a segurança viária em Maceió”, salientou Alexsandre Serafim, assessor técnico de Transportes da SMTT.
O assessor técnico de Transportes explica, ainda, os perigos ofertados pelo transporte clandestino. “Além dos veículos não serem vistoriados e regulamentados junto ao Município, a grande maioria dos automóveis trafega com os equipamentos de segurança obrigatórios completamente inoperantes. Muitos condutores desses veículos sequer possuem habilitação para conduzir o automóvel. São essas e outras situações que acabam aumentando os riscos de acidentes nas vias e que colocam em risco a vida dos cidadãos que insistem em se aventurar nessa atividade irregular”, detalhou.
Veja também
Últimas notícias
Como jovem que diz ser Madeleine McCann usou ChatGPT para “provar” DNA
Maceió registra 2.636 casos de sífilis em 2025; SMS reforça alerta sobre prevenção
Bebê é vista 'dando soco' na mãe durante exame de ultrassom: 'Personalidade forte'
Prefeitura de Maceió orienta sobre o descarte correto de resíduos da construção civil
Vítima de atentado na Feira da Troca, em Arapiraca, morre no Hospital de Emergência
Polícia Militar apreende três armas e 6,5kg de maconha em Olho D’Água Grande
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
