Pesquisa: 95 mil pessoas apresentaram mais de um sintoma da Covid-19, em AL
Dados do IBGE apontam para uma subnotificação da doença
Em Alagoas, 95 mil pessoas apresentaram sintomas conjugados associados à Covid-19, no mês de maio, de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Covid-19 mensal, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Esse indicador sintetizou, entre os 12 sintomas pesquisados, três conjuntos com aqueles que são mais associados à presença do novo coronavírus: perda de cheiro ou de sabor; ou tosse e febre e dificuldade para respirar; ou tosse e febre e dor no peito.
No total da população, esse número representa 3,2%, a 9ª maior proporção do país.
A média ficou acima da do Brasil, de 2%, e também a da observada no nordeste, de 2,7%.
A pesquisa começou no dia 4 de maio e está sendo realizada, exclusivamente, por telefone. Pouco mais de dois mil agentes do Instituto estão ligando para 193,6 mil domicílios distribuídos em 3.364 municípios de todos os estados do país. Para definir a amostra da nova pesquisa, o IBGE utilizou a base de 211 mil domicílios que participaram da Pnad Contínua no primeiro trimestre de 2019 e selecionou aqueles com número de telefone cadastrado.
As entrevistas duram aproximadamente 10 minutos e os moradores que receberem o telefonema podem confirmar a identidade dos agentes de coleta por meio do site Respondendo ao IBGE ou do telefone 0800 721 8181, e informar matrícula, RG ou CPF do entrevistador.
Veja também
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
