Usuários do Alô Saúde Mental passam a ser monitorados por sete dias
Serviço atende pessoas em sofrimento psicológico em razão da pandemia da Covid-19
Para potencializar a eficácia do atendimento prestado pelo Alô Saúde Mental, serviço criado para atender pessoas em sofrimento psicológico durante a pandemia da Covid-19, os usuários passaram a ser acompanhados por um período de sete dias. A medida visa otimizar o processo de acolhimento, assegurando maior efetividade na melhora do quadro clínico apresentado pelos usuários.
O serviço atende via plataforma de whatsapp, disponível pelo número 3315-1532 e através de um link exclusivo no portal www.saude.al.gov.br, onde os interessados fazem contato com psicólogos. Funcionando desde 1º de junho deste ano, todos os dias da semana, das 7h às 19h, o Alô Saúde Mental é gerenciado pela Supervisão de Atenção Psicossocial da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).
Para realizar o acompanhamento por sete dias, o Alô Saúde Mental está promovendo uma classificação de risco, a partir de frequência e intensidade dos sintomas relatados pelos usuários. Por meio dessa classificação, o paciente entra no serviço de acompanhamento e, durante uma semana, ele recebe mensagens de monitoramento, verificando como ele está em relação a queixa inicial.
“Nossa equipe de 10 psicólogos, treinados para lidar com transtornos mentais causados pela Covid-19, irão verificar se o paciente está apresentando melhora em seu quadro clínico. Caso a situação se mantenha inalterada ou ele venha a apresentar uma piora, a equipe de psicólogos automaticamente entra novamente em contato, com o intuito de rever as estratégias adotadas”, explica o supervisor de Atenção Psicossocial da Sesau, Rodrigo Gluck.
Balanço – Em 24 dias de funcionamento, o Alô Saúde Mental atendeu 201 usuários. Entre os temas abordados, estão questões relacionadas à ansiedade, pânico e medo, em decorrência da pandemia da Covid-19. Também figuram entre os assuntos tratados durante o contato, problemas como violência familiar, idealização suicida, conflitos no ambiente de trabalho, além de depressão.
Veja também
Últimas notícias
Exportação de barbatana do tubarão-azul é proibida no Brasil
Governo zera tarifa de importação de 191 bens de capital e informática
STF derruba decisão de Mendonça que prorrogou da CPMI do INSS
Escolas tem até sexta-feira (27) para confirmar participação nos Jogos Estudantis de Alagoas
Paulo Dantas entrega sementes e pavimentação urbana em Dois Riachos
Cibele Moura critica retirada de food trucks da Pajuçara e cobra alternativa viável para trabalhadores
Vídeos e noticias mais lidas
Mistério em Arapiraca: saiba quem era o empresário morto a tiros em condomínio
Carlinhos Maia é condenado a pagar R$ 200 mil por piada sobre má-formação óssea
Cunhado de vereador é encontrado morto a tiros dentro de condomínio em Arapiraca
Subcomandante de unidade da PM de AL é denunciado por agredir a esposa, também policial militar
