Usuários do Alô Saúde Mental passam a ser monitorados por sete dias
Serviço atende pessoas em sofrimento psicológico em razão da pandemia da Covid-19
Para potencializar a eficácia do atendimento prestado pelo Alô Saúde Mental, serviço criado para atender pessoas em sofrimento psicológico durante a pandemia da Covid-19, os usuários passaram a ser acompanhados por um período de sete dias. A medida visa otimizar o processo de acolhimento, assegurando maior efetividade na melhora do quadro clínico apresentado pelos usuários.
O serviço atende via plataforma de whatsapp, disponível pelo número 3315-1532 e através de um link exclusivo no portal www.saude.al.gov.br, onde os interessados fazem contato com psicólogos. Funcionando desde 1º de junho deste ano, todos os dias da semana, das 7h às 19h, o Alô Saúde Mental é gerenciado pela Supervisão de Atenção Psicossocial da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).
Para realizar o acompanhamento por sete dias, o Alô Saúde Mental está promovendo uma classificação de risco, a partir de frequência e intensidade dos sintomas relatados pelos usuários. Por meio dessa classificação, o paciente entra no serviço de acompanhamento e, durante uma semana, ele recebe mensagens de monitoramento, verificando como ele está em relação a queixa inicial.
“Nossa equipe de 10 psicólogos, treinados para lidar com transtornos mentais causados pela Covid-19, irão verificar se o paciente está apresentando melhora em seu quadro clínico. Caso a situação se mantenha inalterada ou ele venha a apresentar uma piora, a equipe de psicólogos automaticamente entra novamente em contato, com o intuito de rever as estratégias adotadas”, explica o supervisor de Atenção Psicossocial da Sesau, Rodrigo Gluck.
Balanço – Em 24 dias de funcionamento, o Alô Saúde Mental atendeu 201 usuários. Entre os temas abordados, estão questões relacionadas à ansiedade, pânico e medo, em decorrência da pandemia da Covid-19. Também figuram entre os assuntos tratados durante o contato, problemas como violência familiar, idealização suicida, conflitos no ambiente de trabalho, além de depressão.
Veja também
Últimas notícias
Mulher é morta a tiros dentro de residência em Penedo; companheiro PM é suspeito
Fã detalha encontro com Elize Matsunaga em São Paulo: “Eu gelei”
Vereadora causa polêmica ao criticar doação de quentinhas no Natal
Igreja cobra R$ 380 em show natalino milionário e é criticada
Homem com mandado de prisão é detido pelo Pelopes durante patrulhamento em Colônia Leopoldina
Polícia atende denúncia de maus-tratos, mas ocorrência é descartada em Messias
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
