Frio pode agravar os sintomas das alergias respiratórias
Especialista do HU alerta a sociedade no dia Mundial da Alergia
Com a estação do ano marcada por temperaturas mais baixas, o grupo da população que possui rinite ou asma, por exemplo, pode sentir que os sintomas dessas alergias respiratórias são intensificados nos períodos mais frios. Iramirton Moreira, alergista e imunologista do Hospital da Universidade Federal de Alagoas (HU-Ufal), instituição gerenciada pela rede Ebserh, afirma que, no inverno, as pessoas que possuem alergia respiratória devem tomar cuidados redobrados, para evitar o surgimento de novas infecções. “Dentre outras orientações, é importante ter cuidado com a limpeza do ambiente, utilizar roupas quentes e evitar lugares frios”, frisa o médico.
As alergias, como uma defesa exagerada do próprio corpo a determinadas substâncias, são manifestadas também na pele, como a dermatite atópica; ou provocam sensibilidade na ingestão de determinados alimentos. No Brasil, ovos, leites e frutos do mar estão na lista dos alimentos que apresentam mais reações alérgicas. O diagnóstico para identificação de algum tipo de alergia é realizado através do histórico clínico do paciente e por testes e exames de sangue específicos.
A predisposição genética é um fator agravante para o surgimento dessas doenças, que podem aparecer em qualquer momento da vida. Embora não tenha cura para todos os casos, as alergias podem ser controladas, através de medicamentos e imunoterapia, tratamento que altera o sistema imunológico do paciente. O Hospital Universitário possui o Ambulatório de Alergias, para acompanhamento de adultos e crianças.
08 de julho – Dia Mundial da Alergia
A data, criada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), tem o intuito de alertar a população sobre a importância de ter conhecimento sobre as alergias e as suas gravidades.
Veja também
Últimas notícias
Quem é o traficante Cagão, dono de arma usada por blogueira em vídeo
Calouro do 76ers viraliza após “toco duplo” em jogo da NBA
Serviços de neurocirurgia são suspensos no Hospital Carvalho Beltrão, em Coruripe
Carro em alta velocidade atropela vítimas em faixa de pedestres, na orla da Ponta verde, em Maceió
Mãe de mulher encontrada em cova rasa relata detalhes sobre a morte da filha
Habitação apresenta balanço anual e marca avanço histórico em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
