Aplicativo da Ufal indica mapa de riscos e locais seguros para frequentar
Desenvolvido por pesquisadores do Nees-Ufal, aplicativo tem sistema colaborativo com usuários
As medidas de flexibilização do comércio já entraram em vigor em vários lugares do Brasil e um aplicativo desenvolvido sob a coordenação de um professor da Ufal ajuda a ter mais segurança para quem precisa sair de casa. O Bússola Covid-19 é um app que funciona em dispositivos móveis e os próprios usuários colaboram com a geração de informações sobre como os estabelecimentos e locais estão atuado em relação às orientações de proteção contra o coronavírus.
"A ideia é que através do uso deste aplicativo o cidadão possa compartilhar e ter acesso à informação de forma fácil e que lhe dê a sensação de segurança para o destino pretendido. Com isso buscamos aumentar o grau de informação da população quanto às recomendações de ações de isolamento social e segurança de acesso aos estabelecimentos, além de colaborar no processo de tomada de decisão de Políticas Públicas através de business intelligence", destaca o professor Dalgoberto Miquilino, do curso de Sistemas de Informação, em Penedo.
Ele e o professor Ivo Calado (Ifal) idealizaram o projeto para criação do Bússola Covid-19, financiado pelo Ministério da Educação por meio do Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais da Ufal (Nees) com apoio da Gestão Central da Ufal. O desenvolvimento da aplicação do app conta ainda com outros seis participantes, entre professores da Ufal e do Ifal, além de estudantes de Maceió e Penedo.
Dalgoberto explica que o sistema utiliza gameficação, clusterização e cadastro de reações, onde o usuário pode registrar, por exemplo, se o estabelecimento comercial tem horário especial de atendimento para grupos de risco; qual o nível de aglomeração do local naquele momento e informações sobre uso de máscaras.
É possível saber, ainda, qual unidade de saúde tem leitos disponíveis para tratamento de covid-19. O mapa de risco monitora os casos notificados próximos aos usuários e mostra melhores trajetos para se deslocar com menos exposição ao vírus.
“O desafio foi em tão pouco tempo pensar numa necessidade eminente da população e apresentar uma solução, devendo este ser o compromisso da ciência e da pesquisa com a sociedade. Após 12 dias de lançado o app Bussola Covid-19 já possui interações em cidades de quatro estados brasileiros”, ressalta Miquilino sobre o envolvimento da Ufal no enfrentamento à pandemia.
Clique aqui para fazer o download do aplicativo que já está disponível para sistema Android e, breve, também na Apple Store. Conheça mais sobre o projeto e as funcionalidades do Bússola Covid-19 no Instagram @bussolacovid19.
Veja também
Últimas notícias
Lula veta lei que reconhece estágio como experiência profissional
Últimos dias de inscrição do Prêmio José Lessa Gama 2026
Pré-junina Canarraiá dá início ao São João de Arapiraca com shows de quadrilhas juninas
Rico Melquiades admite ignorância política e promete incomodar Erika Hilton e Nikolas Ferreira
Cambindas Berto da Quiquina e Bobo Gaiato são atrações do Theatro Homerinho
Polícia investiga caso de homem perseguido e morto a facadas no Salvador Lyra
Vídeos e noticias mais lidas
Publicado edital para o concurso do Detran; veja cargos e salários
Jovem é expulso após ser flagrado se masturbando dentro de academia de Arapiraca
Jovem morre após complicações de dengue hemorrágica em Arapiraca
Estudantes se formam na Uninassau Arapiraca e descobrem que curso não é reconhecido
