Renan Filho pede apoio do governo federal para o setor sucroenergético
Governador propõe isenção e retorno à Tarifa Externa Comum do Mercosul para o etanol nacional

Em apoio ao setor sucroenergético, que enfrenta dificuldades em função da pandemia do novo coronavírus, o governador Renan Filho solicitou ao Ministério da Economia a adoção de medidas que aumentem a competitividade do setor, como a isenção tributária do etanol nacional em relação ao importado. No ofício enviado ao ministro Paulo Guedes na última terça-feira (07), Renan Filho também pede que o governo federal aprove o retorno do etanol para a Tarifa Externa Comum do Mercosul.
Além da queda no consumo de combustível, causada pela diminuição da circulação de pessoas por conta do isolamento social, a crise do petróleo fez despencarem os preços internacionais da gasolina, puxando para baixo também o valor do etanol. Outros fatores são elencados pelo governador no ofício, como os excedentes de etanol no mercado americano. Os EUA também colherão a maior safra de milho da sua história este ano – matéria-prima do etanol de milho – e o mercado de açúcar americano, um dos mais protegidos do mundo, não fez sua contrapartida de abertura.
Para aprovação da medida de regra geral do Mercosul, o governador propõe que o Ministério da Economia atue junto à Câmara de Comércio Exterior (Camex). Com isso, o etanol retornaria à Tarifa Externa Comum do Mercosul, que estabelece alíquota de 20% para o produto e sem cotas isentas de tarifa.
A isenção tributária entre o etanol brasileiro e o importado – que hoje privilegia o importado - decorreria da restrição do aproveitamento de crédito pelo distribuidor que realizar a importação do produto.
Segundo o governador, essas medidas podem combater o momento negativo do mercado em todo o país, especialmente no Nordeste. “Essas medidas são consideradas da maior relevância para o setor sucroenergético brasileiro, consequentemente para os Estados do Nordeste, uma vez que permitirão uma maior competitividade desse mercado e o desenvolvimento do setor e da região”, afirma.
Veja também
Últimas notícias

Rodrigo Cunha acompanha obras de contenção em encostas do Vale do Reginaldo

Criança fica ferida após colisão entre motos na Avenida Fernandes Lima

Governador em exercício recebe representantes sindicais no Palácio República dos Palmares

Adolescente com 'ossos de vidro' morre, aos 15 anos, em Feira de Santana

Questionado sobre jogos, Rico Melquiades cita uso de Bolsa Família para cachaça

Divaldo Franco, um dos principais líderes espíritas do Brasil, morre aos 98 anos
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
